Inglês na prática: 15 dicas para treinar idioma no dia a dia

As páginas cheias de textos e exercícios em inglês são úteis, mas estão longe de ser o bastante para quem quer ser fluente no idioma. Pelo contrário: há muitas pessoas que, mesmo depois de anos estudando, não conseguem, de fato, se comunicar em inglês. Isso porque uma língua é feita de muito mais que apenas regras gramaticais. Por outro lado, também não é necessário fazer um intercâmbio para melhorar o nível de inglês. Com a ajuda da tecnologia é possível praticar até mesmo sem sair de casa.

Para a coordenadora do Centro de Línguas Positivo – CliP do Colégio Positivo, professora Maria Carolina Vivacqua, as aulas sozinhas não são capazes de reproduzir todas as situações de uso da língua. “O estudante só vai vivenciar situações reais quando se desprender dos livros e da sala de aula. Porque assim, ele poderá usar o idioma em outros contextos e ambientes, o que ajuda a fixar o aprendizado e torná-lo mais eficiente e duradouro”, explica.

A especialista destaca algumas dicas simples que podem melhorar os conhecimentos do idioma, sem cair em exercícios que podem ser tediosos. “Incluir no dia a dia situações que provoquem uma construção linguística é indispensável para quem quer falar inglês com fluência.”

  1. Atenção ao celular

Tanto no smartphone quanto no computador e até mesmo nos aplicativos usados no cotidiano, é possível alterar o idioma do português para o inglês. Isso vai permitir aprender termos e expressões usuais para os nativos do idioma.

  1. Legendas em inglês

Filmes e séries dublados ou com legendas em português podem até ser mais práticos, mas, na verdade, atrapalham bastante quando o objetivo é conquistar a fluência. Selecione sempre o áudio original em inglês e as legendas também em inglês. Essa simples mudança ajuda muito a aprender melhor.

  1. Use o YouTube

Pelo menos uma vez por dia, procure assistir a um vídeo de um falante nativo no YouTube. Isso ajuda a treinar os ouvidos para diferentes sotaques.

  1. Leia em inglês

Além de ouvir, uma pessoa fluente também é capaz de ler e escrever em inglês. Para isso, recorra aos livros, quadrinhos, revistas e artigos na internet.

  1. Fale sozinho

Falar inglês em voz alta, ainda que seja enquanto resolve os exercícios, é muito importante para treinar a pronúncia. Um estágio mais avançado dessa dica é gravar o que você diz e, depois, ouvir para entender que pontos precisa melhorar.

  1. Dear diary

Para treinar a escrita, experimente escrever um diário em inglês. Um parágrafo por dia já é o bastante para melhorar a capacidade de se comunicar por escrito no idiomaum c.

  1. What’s up?

Que tal trocar mensagens com seus amigos em inglês? As redes sociais e os aplicativos de mensagem também podem ser usados para conhecer e se comunicar com pessoas de outros países.

  1. Use o dicionário

Conferir a forma de escrever e a pronúncia de palavras em inglês pode ser fácil. Basta baixar um aplicativo de dicionário em inglês. Assim, você pode consultá-lo sempre que tiver dúvidas.

  1. Cante

Cantar em inglês é uma ótima estratégia para melhorar a pronúncia. Aqui você encontra uma playlist especial para aprender inglês. A dica é cantar enquanto lê a letra.

  1. Ouça podcasts

Podcasts são outra forma prática de treinar os ouvidos para diferentes sotaques e vocabulários diversos.

  1. Jogue videogame

Até mesmo os games podem ser uma fonte de aprendizado para quem quer melhorar o nível de inglês. Além dos games de idiomas, que são feitos para isso, procure jogar on-line com pessoas de outros países.

  1. Traga o inglês para as atividades cotidianas

Escrever a lista de compras, fazer anotações diversas, conversar com o assistente de voz (como a Alexa ou a Siri) e outras atividades do dia a dia podem ser feitas em inglês.

  1. Treine pensar em inglês

Aquelas frases usadas frequentemente em português podem ser traduzidas para o inglês. Isso vai ajudar a pensar em inglês.

  1. Cozinhe “em inglês”

Quem gosta de cozinhar pode buscar receitas americanas ou britânicas e tentar fazê-las. Assim, é possível aprender os nomes dos ingredientes e das ferramentas de cozinha.

  1. Use a TV

Palestras e talk shows também são muito úteis para melhorar a compreensão do idioma e se manter atualizado.