Investir em uma rotina de autocuidados faz a diferença nos dias mais frios

Com a chegada do inverno já é possível sentir os efeitos dos dias mais frios no corpo e na rotina. Com isso, passa a ser indispensável reservar momentos de autocuidados constantes, com atividades que promovam o bem-estar do corpo e da mente, evitando a depressão e a sensação de abandono típicas dessa época.

Foto: Divulgação

Para a massoterapeuta e instrutora de yoga da Bnyou, Mira Pokrywiecki, a chegada do frio é o momento ideal para reforçar o autocuidado, pois nessa época é comum nos sentirmos mais desmotivados e tensos. “Nas baixas temperaturas temos a tendência a contrair os músculos, criando mais tensão no corpo, por isso é importante encontrar um momento para alongar e relaxar, além de se exercitar, o que naturalmente ajuda a movimentar a energia e produzir calor”. Além disso, as baixas temperaturas tendem a prejudicar mais as articulações e a circulação sanguínea, sendo importante proteger o corpo, principalmente os extremos como pés, mãos e cabeça.

Os cuidados com a manutenção de uma rotina de beleza são também fundamentais, já que nessa época questões como pele, cabelo e unhas tendem a ficar em segundo plano uma vez que ficamos mais reclusos. “Os cuidados estéticos também não devem ser negligenciados, pois são importantes para o bem-estar e a autoestima. Além disso, estamos expostos ao frio, efeito que traz muito ressecamento para a pele, lábios e unhas, sendo que, nesses casos, a manutenção de alguns procedimentos simples já podem surtir efeitos incríveis”, explica a instrutora.

Cuidados em casa

Muitos cuidados com a saúde e o bem-estar podem ser realizados em casa, com produtos de preferência e horários mais adequados. Para isso, Mira indica ser importante que cada pessoa entenda as suas limitações e indicações de produtos. “Todos nós sabemos qual o tipo de pele e cabelo temos, porém ao realizar um procedimento precisamos ter familiaridade com o processo para evitar problemas. O mesmo vale para a realização de exercícios físicos, que, quando feitos em casa, sem a supervisão de um profissional, devem contar com a experiência prévia acerca dos movimentos e limitações de cada um”, reforça.

Procedimentos que devem ser priorizados no inverno:

Hidratação da pele
Se possível, tome banho com água morna e hidrate o corpo com óleos para banho. Algumas partes do corpo, podem exigir cuidados extras como cotovelos, joelhos, palmas dos pés e plantas das mãos, sendo assim, pelo menos duas vezes por dia, mantenha-as hidratadas, tomando o cuidado de escolher o produto certo para o seu tipo de pele.

Cuidados com os cabelos
Evite água quente, pois ela resseca os fios, aumenta o frizz e a caspa, além de retirar os nutrientes dos fios e influenciar na queda e na fragilidade. Evite também o excesso de shampoo, usando apenas a quantidade necessária para limpar e higienizar o couro cabeludo.

Atenção às unhas
Para evitar o ressecamento e a fragilidade, use óleos a base de argan ou outros ativos naturais, uma gota por unha diariamente, massageando os contornos e as cutículas, vai fortalecer e garantir uma aparência saudável.

Invista em tratamentos estéticos
O inverno é a melhor época para reforçar tratamentos que exigem a ausência do sol sobre a pele como cicatrizes, acne, manchas e rugas, por exemplo. Por isso, aproveite essa época para reforçar esses pontos na sua rotina de saúde e bem-estar.

Articulações e tensão muscular
Invista em massagens relaxantes e aulas de yoga que ajudam a controlar a rigidez nas articulações e favorecem a boa circulação e o alongamento.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.