Lubrificantes X Graxas: qual é a diferença e como escolher?

A lubrificação é essencial para o funcionamento de vários maquinários, em diversos setores, industrial, alimentício, agrícola, automobilístico entre outros. De acordo com a tribologia, estudo de interação entre superfícies em movimento, é a lubrificação que garante que as engrenagens, rolamentos, fusos e qualquer peça que tenha contato com outra funcionem sem atrito, preservando todas as peças do equipamento, aumentando a vida útil e a produtividade.

Foto: Divulgação

Existem diversos tipos de lubrificantes no mercado, que podem ser óleo ou graxa. Os dois produtos servem para o mesmo fim, com a diferença de aplicação, além da viscosidade, no caso dos óleos, e consistência, no caso das graxas. Os lubrificantes podem ser comercializados nos estados líquido, sólido e semissólido. Já a graxa, leva um espessante para torná-la menos fluída.

“Existe uma diversidade de lubrificantes no mercado. Cada um tem uma aplicação diferenciada. Há lubrificantes líquidos para maquinários com difícil acesso, outros são indicados para equipamentos que vão ter contato com a água e, no caso da graxa, é indicada para peças que ficam expostas, já que sua consistência permanece no local sem apresentar vazamentos”, explica Luiz Maldonado, CEO da Lubvap Lubrificantes Especiais.

Na prática, não há diferença entre performance, apenas na consistência dos produtos, já que os mesmos são indicados para evitar o desgaste das peças causado pelo atrito, o aumento de temperatura e sujeira.

Mas é preciso escolher produtos de qualidade. No mercado, por exemplo, há graxas comuns e especiais, que têm a mesma aparência, mas as graxas especiais possuem uma tecnologia que utiliza as melhores matérias-primas e garantem alta performance. Além disso, agregam valor ao negócio, aumentando a confiabilidade e diminuindo a periodicidade das lubrificações nos equipamentos. 

Outro ponto, além da qualidade do produto, é importante estar atento às indicações de cada produto. Utilizar um lubrificante que não oferece resistência à água em uma peça que fica exposta a tal condição, pode interferir na performance, ocasionando danos no maquinário. Da mesma forma, utilizar graxas que não oferecem resistência à altas temperaturas em equipamentos com essa condição. Em cada ponto de lubrificação em um maquinário, é preciso escolher o produto adequado, como um remédio que age de forma focada na dor. Escolher o produto que melhor atende ao ambiente no qual será manuseado é o que determina a alta performance dos lubrificantes.

“É importante lembrar que, além de serem seguros para os colaboradores que os manuseiam, há também lubrificantes no mercado feitos com componentes biodegradáveis, que são absorvidos pela natureza em até 28 dias. Isso garante que toda a produção seja segura e eficiente. O uso de lubrificantes corretos para cada atividade é necessário para garantir a alta performance do produto e sua manutenção deve ser constante, seguindo as orientações dos fabricantes”, completa Maldonado.

A Lubvap é referência no mercado de lubrificantes biodegradáveis para diversos setores, como Offshore, Agronegócio e muitos outros. Possui em seu portfólio de produtos diversas opções que atendem qualquer necessidade, como Graxas Especiais Biodegradáveis; Fluidos Hidráulicos e, para engrenagens, Fluidos de Corte; Protetivos contra Corrosão; Desengraxantes; e Hand Cleaner Biodegradáveis.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.