Mais de 70% dos brasileiros consomem pão no café da manhã

Indispensável na mesa dos brasileiros, o pão é o alimento principal – e indispensável – no café da manhã ou da tarde dos brasileiros. Em muitas casas, o alimento acompanha as demais refeições. Seja o tradicional francês, o de centeio, a baguete, o alentejano, o australiano, o ciabatta ou o brioche, o pão sempre está presente nos lares e restaurantes do Brasil e do mundo. Segundo o Sindipan-MT, 76% dos brasileiros consomem o produto no café da manhã e 98% fazem uso de produtos panificados. Dos pães consumidos, 52% são do tipo francês.

Foto: Divulgação

Queridinho por muitos, o tradicional pão francês é o motivo que leva cerca de 40 milhões de brasileiros às padarias todos os dias, conforme aponta a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP). Com vários tipos e formatos, as receitas do alimento também são infinitas. 

Graciane Eckermann, uma das vencedoras do concurso “Seja um Influencer Herança Holandesa”, marca de farinha de trigo da Unium, separou uma receita exclusiva e diferente das convencionais para variar nos cafés e brunchs. Confira:

Pão Treccia

Ingredientes:

  • 750 gramas de Farinha de Trigo Herança Holandesa
  • 3 colheres (sopa) de açúcar refinado branco
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em pasta
  • 1 colher (sopa) rasa de sal
  • 10 gramas de fermento biológico
  • 1 ovo em temperatura ambiente
  • 400 ml de leite em temperatura ambiente
  • 30 ml de água temperatura ambiente 

Modo de preparo:

Dissolva bem o fermento nos 30 ml de água com uma colher (chá) de açúcar, e deixe coberto por uns 10 minutos. Em um recipiente fundo, coloque a farinha de trigo, o açúcar e o sal – ambos peneirados – e misture bem. Em outro recipiente pequeno, quebre o ovo e misture bem com a manteiga, até ficar em ponto de pomada. Acrescente o leite nessa mistura e mexa até ficar homogêneo. Acrescente a mistura do ovo aos elementos secos. Misture bem até ficar uma massa leve. Sove por pelo menos 15 minutos. Deixe crescer em um bowl grande coberto com plástico filme até que dobre a massa. Na sequência, separe em pedaços que farão as pernas da Treccia – normalmente, essa receita faz de 2 a 3 pães. Deixe descansar e espere dobrar de tamanho. Antes de levar ao forno, passe sobre a massa os ovos batidos com uma pitada de sal. A decoração da Treccia é que dará o charme. Você pode adornar as “pernas” do pão com tomates cerejas, folhas de manjericão e salsinha, fazendo um desenho, ou uma composição. Salpique hortelã seca e flor de sal sobre a Treccia. Depois que a massa dobrar de tamanho, leve ao forno preaquecido a 200 graus, por 20 a 25 minutos. Quando estiver assada, use um termômetro para medir se o interior da Treccia chegou a 92 graus. Na falta do termômetro, a dica é bater no fundo do pão. Se fizer um som mais oco, a Treccia estará dourada por fora e macia por dentro. Boa apetite!

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.