Melhorando a saúde bucal com água!

A resposta é mais simples do que você imagina. Vamos pensar: o corpo humano é 70% água, portanto se manter hidratado é de vital importância para o organismo. A absorção de nutrientes, por exemplo, ou mesmo o sistema circulatório contam com o líquido mor para funções completamente diferentes e igualmente dependentes. Com a saúde bucal então não seria diferente: quanto mais líquido é consumido, menor a possibilidade de alterações do hálito. E aliado com uma boa higiene, o hábito pode tornar as consultas odontológicas rotineiras e sem traumas.

Então a resposta é sim, podemos melhorar a saúde bucal quando nos hidratamos com maior frequência, como explica a especialista, a dentista Cláudia Gobor. “A ingestão diária da quantidade adequada de líquidos está diretamente relacionada com a produção de saliva. Beber bastante líquidos – água, chá, sucos – mantém os níveis corretos dos minerais, estimula a salivação e ajuda na limpeza da boca e dentes”, explica ela.

Essa hidratação diária ajuda na produção salivar, fluido aliado do corpo que por sua vez tem ação antibacteriana. A saliva, além de trazer muitos benefícios na percepção dos sabores e no conforto do paladar, ajuda a remover as bactérias bucais nocivas – como aquelas que causam mau hálito – e devolvendo a qualidade de vida ao paciente que também se percebe mais confiante para socializar.