Mitos e verdades sobre os cuidados com os cabelos que você precisa saber

Seja qual for a cor, o corte, o comprimento e a textura, o cabelo, sem sombra de dúvidas, é peça-chave quando o assunto é vaidade e para conquistar as madeixas dos sonhos, muitas vezes homens e mulheres seguem os conselhos das amigas e apostam em crendices sem saber se realmente são boas opções para o seu tipo de fio.

A regra é única: o cuidado diário é o primeiro passo para quem deseja ter cabelos sempre bonitos e saudáveis, porém, a rotina de cuidados desperta muitas dúvidas, afinal, cortar as pontas estimula o crescimento? Dormir com o cabelo molhado faz mal? Água fria deixa os fios mais brilhantes?

Thuany Oliveira, especialista de produtos da Widi Care, marca carioca presente no mercado de beleza há mais de dez anos, esclarece os principais mitos e verdades na hora de cuidar da saúde e da beleza dos cabelos.

Dormir com o cabelo molhado propicia a queda?

Verdade. Além de criar um ambiente favorável para a proliferação de fungos e bactérias, causadores de dermatites e queda, quando o cabelo está molhado, ele fica sensível podendo quebrar e até aumentar o frizz. Se lavou o cabelo antes de dormir, seque-o com secador ou deixe secar naturalmente.

Usar o mesmo shampoo por muito tempo acaba perdendo o efeito?

Mito.  “Não podemos afirmar que o shampoo perdeu o efeito, e sim, que o shampoo já atendeu as necessidades do cabelo. Neste caso, é necessário que seja feito uma anamnese (ou avaliação) nessas madeixas e, desta forma, será possível direcionar para outros tratamentos que melhor se enquadram com o perfil da pessoa”, esclarece a profissional.

Para diversas necessidades, a Widi Care apresenta 30 linhas com mais de 90 produtos desenvolvidos para atender fios ondulados, cacheados, crespos, lisos, alisados ou coloridos.

O secador precisa ser usado a uma distância mínima de 5 centímetros?

Verdade.  O ar quente faz as cutículas se dilatarem, o que pode ocasionar perda de água e ressecamento dos fios. Por isso, sempre que for usar o secador, é importante tomar alguns cuidados. O primeiro deles é o espaço entre o aparelho e o cabelo: o ideal é manter sempre pelo menos 5 centímetros de distância. Além disso, o secador deve ser utilizado no comprimento do cabelo – direcionar o jato de ar quente para o couro cabeludo é prejudicial pois pode, entre outros problemas, queimar a região.  O uso do protetor térmico é outro passo fundamental e o leave-in da linha Operação Resgate, da Widi Care, funciona como um tratamento, ou seja, protege os fios do calor do secador e da prancha repara, dá brilho, alinha e hidrata. Incrível, não?!

Quanto maior a quantidade de shampoo for aplicado, mais limpo o cabelo fica?

Mito.“Para garantir uma limpeza eficaz, o ideal é usar uma quantidade que seja suficiente para o comprimento do cabelo. Sem mais, nem menos. O que pode e recomendamos é, se achar necessário, usar o shampoo duas vezes”, enfatiza Thuany Oliveira.

É necessário usar o shampoo antirresíduos?

Verdade. Dentre todos os shampoos, o antirresíduos é o que possui maior poder de limpeza. Da raiz às pontas, remove a oleosidade, a poluição, o cloro e até mesmo resquícios de produtos usados com frequência. O ideal é utilizá-lo uma vez por semana ou a cada 15 dias. Indicado para diversos tipos de cabelo, o shampoo antirresíduos Pérolas de Caviar, da Widi Care, limpa profundamente ao mesmo tempo que mantém a hidratação natural controlada, deixando os fios prontos para receberem seus tratamentos.

Amarrar o cabelo com pompons (ou xuxinhas) pode quebrar os fios?

Verdade. Se os fios forem puxados com muita força, eles podem quebrar. A tensão e o peso do penteado também podem ocasionar a queda de cabelo e a lesão dos folículos capilares. Por isso, quando for fazer rabos de cavalos e penteados, tenha cuidados para não puxar muito forte. O ideal é prender o cabelo mais “frouxo”.  

Água fria deixa o cabelo mais brilhante?

Mito. A água não possui propriedades físicas ou químicas que possam promover brilho aos fios.

Cortar o cabelo mensalmente acelera o crescimento?

Mito. Quando você fica muito tempo sem cortar os cabelos, os fios tendem a ficar quebradiços e secos, por isso aparar as pontas é recomendado e saudável para que as madeixas ganhem mais vida e movimento. Porém, cuidar do couro cabeludo é essencial para garantir o crescimento dos fios e a Widi Care tem a linha Cabeleira desenvolvida para a revitalização dessa região, fortalecimento, reconstrução e auxílio no aumento de volume e espessura dos fios.  “Com shampoo de limpeza, condicionador fortificante, máscara fortificante, tônico elixir e fluído fortificante, a linha é formulada com biotina, cafeína, aminoácidos, extrato de gengibre e PROHAIRIN®: um blend de ativos com 11 aminoácidos de origem vegetal que agem de forma sinérgica para proporcionar uma energização completa nas madeixas”, finaliza a especialista em produtos.