Dicas para cuidar e ter o cabelo ondulado dos sonhos

Basta escrever “cabelo ondulado” em algum buscador na internet para gerar mais dúvidas na cabeça das pessoas. Isso porque, as dicas que mais aparecem em sites, por exemplo, não são específicas para essa curvatura, muitas vezes são confundidas com os cabelos cacheados, seja em conteúdos sobre tratamento ou finalização. 

Na tabela de curvatura de cabelo,  o ondulado corresponde ao número 2 (2A, 2B e 2C), ou seja, vem logo após o liso, mas ganha curvas em seu comprimento, longe da raiz. São fios que pedem por finalizadores com texturas mais leves, geralmente há mais água em sua composição e sua formulação precisa conter menos óleos, para não correr o risco da finalização ficar pesada, seja com o creme para pentear, mousse ou gelatina. 

Shirlei Oliveira, supervisora técnica na Salon Line, que atua há mais de 24 anos na profissão de cabeleireira e educadora, falou sobre a higienização para esse tipo de cabelo: “Os produtos devem ter fórmulas que limpam melhor o seu couro cabeludo, devido a falta de ondulação natural próxima a raiz, a glândula sebácea distribui mais facilmente a oleosidade natural para os fios, então recomenda-se lavar três vezes na semana.” 

As técnicas de texturização ajudam a prolongar o day after, pois são finalizações mais elaboradas e que exigem um tempo maior para fazê-las, como por exemplo, o dedoliss que consiste em enrolar as mechas do cabelo com o dedo usando um finalizador de sua preferência e a fitagem, um pouco mais simples e rápida, sendo necessário pegar mechas do cabelo e penteá-lo com um pente, e logo em seguida amassá-lo da raíz até as pontas ou utilizar a escova polvo, que tem um design com fileiras de cerdas individuais, separadas e vazadas. 

Dormir com o cabelo trançado ou fazer um coque bem firme e soltá-lo horas antes de sair de casa são outras opções para deixá-lo mais ondulado. Para melhores resultados, é importante fazer boas escolhas de finalizadores, abaixo algumas recomendações de produtos: 

Modeladores de cachos ou triondas também podem ser usados para finalizar os cabelos ondulados. Ao invés de usar cremes para pentear, gelatinas e mousses, use sprays com proteção térmica, opte por opções no mercado que vão renovar os cachos, e são anti frizz que proporcionam definição, como por exemplo: 

Além dos cuidados com a higienização, das técnicas de finalizações, manter os cuidados como cronograma capilar adequado para os fios ondulados, usar touca, fronha e elástico de cetim, investir em cortes que valorizam, entre eles o “clássico versátil”, “short bob’, “wolf cut”, e “pixie cut” são detalhes importantes para a saúde e manutenção desse tipo de curvatura.