Franquias de Beleza e Bem-estar: Saiba como investir em um dos segmentos que mais cresce no país

O setor de franquias está em alta, segundo dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF). A Pesquisa Trimestral de Desempenho da entidade apontou um aumento de 8,8% no faturamento das redes de franquias no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado. E, em meio a tantas opções para se investir, por que não apostar em um dos segmentos que mais se destacam? Há dois anos as franquias de Beleza e Bem-Estar ocupam o segundo lugar no ranking de franquias que mais crescem no País – em 2021, a receita do segmento foi de R$ 38 milhões, 13,4% maior do que em relação ao ano anterior. 

Foto: Engin Akyurt/ Pexels

“Se tem um hábito que está cada vez mais incorporado ao dicionário e à rotina dos brasileiros com a pandemia, ele é o autocuidado. Com isso, as franquias de beleza e bem-estar têm crescido muito, porque as pessoas passaram a olhar para si mesmas com mais atenção,” explica Fernanda Milred, Diretora de Franquias e Expansão da Espaçolaser. “Na Espaçolaser, por exemplo, percebemos que isso não é uma fase. Esse movimento está se consolidando e é um dos fatores que ajudam a explicar nosso crescimento em número de lojas, que aumentaram em 24 no primeiro trimestre do ano. Trata-se de um segmento muito promissor e com várias oportunidades para quem deseja empreender.” 

Está pensando em abrir uma franquia? Considere o segmento de beleza e bem-estar e veja abaixo alguns pontos a serem considerados para fazer a escolha mais assertiva, tendo em vista um investimento seguro e com retorno garantido: 

  1. Marcas Consolidadas São Aposta Mais Segura 

Cuidado com as franquias que se tornaram hit, mas que ainda não se consolidaram no mercado! Buscar uma rede já conhecida, com anos de experiência e capilaridade nacional, pode ser uma aposta mais certeira – afinal, tudo isso aponta para um modelo de negócio bem-sucedido e com melhores chances de retorno. A Espaçolaser, por exemplo, está há 18 anos no mercado, tendo se tornado a maior empresa de depilação a laser no mundo, em termos de lojas, clientes e faturamento.  

  1. Uma Boa Reputação Faz Toda a Diferença  

Pensando que o segmento de beleza e bem-estar oferece serviços, a opinião do público sobre a empresa é um fator determinante para o sucesso de uma franquia. É imprescindível que, antes de fechar negócio, você procure saber o que as pessoas têm a dizer sobre a marca. Canais oficiais de reclamação e percepção dos consumidores sobre a empresa e seus produtos são uma boa pedida para entender melhor a imagem da marca para seus consumidores. Alguns desses canais, inclusive, premiam empresas que se destacam pela boa reputação no mercado, como é o caso do Selo RA 1000, concedido pela plataforma Reclame Aqui, que reconhece empresas com índice excelente no atendimento ao cliente. A Espaçolaser conquistou o reconhecimento mais de uma vez nos últimos anos, se tornando uma das maiores referência no setor de beleza. 

  1. Franquias em Expansão São Boa Opção 

“Expansão de mercado” são três palavrinhas que jamais deveriam sair da mente de um empreendedor. Não importa o tamanho da empresa, enfrentar novos desafios para ampliar a participação em um mercado, para abrir uma nova loja ou mesmo para contratar o primeiro funcionário faz parte do dia a dia de quem toca o negócio próprio. Quando estiver buscando uma franquia para investir, olhe com carinho para o plano de expansão que essa empresa propõe – isso significa estar em constante movimento e crescimento, sempre buscando formas de atender melhor o cliente. “Um ponto positivo é que, a empresa que pensa em expandir, tem inúmeras oportunidades para chegar em lugares em que a concorrência ainda não chegou, fidelizando o público antes mesmo das outras marcas. Nós, da Espaçolaser, por exemplo, já contamos com 790 unidades espalhadas pelo Brasil, Argentina, Colômbia e Paraguai. Estamos em constante crescimento e pretendemos chegar cada vez mais longe, disponibilizando a depilação a laser para mais e mais pessoas”, conta Milred.  

  1. Capilaridade nos Negócios 

Capilaridade é o termo utilizado para definir a abrangência de uma empresa em seu mercado. Quanto maior ela for, mais amplo é o número de consumidores que ela pode atender, tornando a sua visibilidade cada vez maior. Esse também é um indicativo de outros fatores que vão além da abrangência das operações da empresa. Ele demonstra que o negócio é escalável e robusto — ou seja, que a empresa está pronta para se adaptar a novos cenários e manter a qualidade do serviço prestado ao seu negócio enquanto ele cresce.  

A Espaçolaser segue com seu plano de expansão robusto, onde 80% das unidades são próprias e 20% são franqueadas, aumentando a presença da marca no país e permitindo que a companhia gere fluxo de caixa ao abrir a possibilidade de franquias para possíveis investidores.  

  1. Iniciativas ESG 

Cada vez mais os consumidores brasileiros têm mudado seus hábitos de consumo para reduzir o impacto causado ao meio ambiente – pensando nisso, o empreendedor deve estar atento para este movimento pró-sustentabilidade que pode orientar suas escolhas em relação ao tipo de negócio que irá investir. “Oferecemos um procedimento de depilação totalmente sustentável. A depilação a laser é o método de remoção de pelos mais sustentável que existe, pois não gera resíduos como a cera ou a lâmina. Além disso, nosso objetivo é democratizar cada vez o acesso ao nosso serviço para todas as classes sociais, sem distinção de gênero, estimulando aqueles que procuram se ver livres dos pelos indesejados”, conclui Fernanda. 

A marca recentemente firmou parceria com a WayCarbon, com objetivo de dar continuidade à atual agenda de governança socioambiental da marca, a partir dos objetivos e desafios que serão traçados pela consultoria WayCarbon.  

E vale sempre lembrar: antes de investir, é importante e necessário estudar o modelo de negócio da franquia, pesquisar sobre a reputação da franqueadora, conversar com outras pessoas que já tenham comprado e entender as particularidades do negócio. Todos esses pontos devem tornar a escolha do empreendedor mais segura e assertiva, para aproveitar o bom momento das franquias de beleza e bem-estar.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.