Gadgets de beleza: será que realmente funcionam?

Cuidar da nossa pele é uma tarefa essencial no dia a dia. Sabonetes específicos, tônicos, hidratantes e protetor solar  são apenas alguns produtos que não podem faltar na nossa rotina. Dessa vez uma tendência que parece que chegou para ficar são os gadgets de beleza. Eles estão roubando a cena nos tutoriais de skincare e aparecem em formatos de rollers, escovas, limpadores e massageadores que prometem revolucionar nossa pele, mas será que eles realmente funcionam? 

Patrícia Elias, esteticista dermaticista que comanda a Clínica de Estética Patrícia Elias em São Paulo, explica que “muitos gadgets ajudam na saúde da pele, como os massageadores, que estimulam uma microcirculação sanguínea, liberam tensões e toxinas da pele”. Alguns exemplos, são os ‘face rollers’ de pedras naturais, como quartzo rosa, que devem ser aplicados de maneira suave em movimentos ascendentes, podendo ser usado fria, quente ou temperatura ambiente oferecendo um lifting natural. O Gua Sha e demais massageadores mais tecnológicos também propõem essa função de drenagem e relaxamento.

“Os aparelhos de limpeza também são bem cobiçados pelo público no universo da beleza. O Foreo, por exemplo, oferece uma “limpeza profunda e uma suave esfoliação devido a seu material de borracha”, afirma a profissional. Escovas elétricas também funcionam, mas é importante sempre mantê-las higienizadas e secas após o uso para evitar a proliferação de fungos e bactérias. 

Porém, Patrícia Elias explica que todos esses gadgets podem ser facilmente substituídos por nada mais, nada menos que nossas mãos! “Com os dedos, conseguimos atingir um resultado tão eficiente como com os face rollers. O recomendado é fazer movimentos ascendentes nas bochechas, no bigode chinês e nas sobrancelhas, e movimentos na testa como se estivesse abrindo a pele, para evitar rugas”, conta. Além disso, um bom substituto para os limpadores de borracha são esfoliantes faciais líquidos. “Basta aplicar o esfoliante em movimentos leves e circulares para remover as impurezas e evitar os cravinhos indesejados”, finaliza.