Preocupação com saúde e estética afeta mulheres acima de 50 anos

Ter medo de depender das pessoas, entrar na calça jeans, ter mais qualidade de vida, lutar contra a flacidez. Muitos são os motivos para que as mulheres a partir dos 50 anos passem a investir mais na própria saúde. É o que mostra um estudo feito pelo profissional de educação física e influenciador Aurélio Alfieri com cerca de 9 mil mulheres de 45 a 75 anos, entre outubro e novembro de 2022.

Foto: Pexels/ Nataliya Vaitkevich

Acostumadas a desempenhar um papel de cuidadoras na sociedade, as mulheres brasileiras demonstram ter uma grande preocupação com a estética e a saúde. Mais de 75% das respondentes da pesquisa revelaram que o cuidado com a saúde é a principal motivação para a prática de exercícios. No entanto, 13% das mulheres revelou que são motivadas pela aparência e 11% delas pelo desempenho físico. 

A pesquisa também mostrou que a maioria (61%) acredita que precisa emagrecer. “Sabemos que o o preconceito com a idade é um dos fatores que influenciam na percepção de como devem ser os corpos idosos, principalmente no caso das mulheres, por isso, emagrecer é uma meta da grande maioria delas, seja para controlar o colesterol, a diabetes ou para melhorar a autoestima”, observa Aurélio. 

 ”Vontade de sair desse corpo e pegar um mais saradinho”

Mesmo que algumas mulheres levem as consequências da idade com bom humor, 42% das seguidoras do influenciador que responderam a pesquisa revelam sentir tristeza quando percebem que seus corpos estão ficando flácidos. Algumas, inclusive, demonstram sentir vergonha de sair de casa ou usar determinadas roupas.

A falta de disciplina e de disposição estão entre os principais fatores que dificultam a construção de uma rotina mais saudável. Ao analisar as respostas, Aurélio explica que o sedentarismo é a principal razão para a falta de disposição. 

“As pessoas acabam associando a falta de força e a obesidade a questões genéticas, mas isso só é válido após ser feita a “tarefa de casa”. Exercícios de força, equilíbrio e resistência muscular ajudam a manter o metabolismo elevado, melhorando a força, a resistência muscular e a disposição”, complementa o profissional.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são recomendados 300 minutos de atividade moderada ou 150 minutos de atividade intensa por semana. No entanto, a maioria das pessoas não faz o mínimo necessário, segundo Aurélio. “Uma pessoa sem força possui maior dificuldade para executar atividades simples, como fazer um passeio ou mesmo realizar tarefas domésticas. Quando ela começa a realizar exercícios, fortalecendo o seu corpo, todas as atividades do dia a dia se tornam mais fáceis, aumentando a disposição”, explica.

“Percebo que preciso me manter em constante movimento”

Mas, então, como manter o corpo saudável? 

Escritor do livro “Manual Prático para Ser Jovem por Mais Tempo: A Roda da Juventude”, Aurélio garante que as pessoas idosas podem ter maior qualidade de vida sem precisar realizar grandes esforços ou investir muitas horas do dia em atividades físicas. Segundo ele, criar uma rotina e manter a prática diária de exercícios por 15 ou 20 minutos já é o suficiente para perceber resultados no corpo e na saúde. 

5 dicas para manter a vitalidade e a juventude:

  1. Caminhar 30 minutos por dia: além de afastar o sedentarismo, beneficia a capacidade cardíaca e respiratória, melhora o equilíbrio, contribui com o emagrecimento e estimula o cérebro.
  2. Alongar-se todos os dias: o alongamento ajuda a manter a flexibilidade do corpo, melhorando a mobilidade, a força e o equilíbrio.
  3. Consumir alimentos mais saudáveis: uma alimentação equilibrada fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.
  4. Dormir bem: ajuda no controle do peso, melhora o humor, diminui a ansiedade e o estresse, além de contribuir com o sistema imunológico.
  5. Buscar aliados que ajudem a manter os hábitos saudáveis:  um amigo ou uma pessoa de confiança podem ajudar a seguir um propósito. Cerque-se de pessoas otimistas, confiantes e inspiradoras.
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.