Skincare no inverno: saiba como manter a pele saudável mesmo nos dias mais secos e frios

Cada estação requer diferentes tipos de cuidados com a pele, já que nosso corpo sente as mudanças climáticas e, muitas vezes, sofre com as consequências, como o excesso de oleosidade no calor, e ressecamento em dias frios – além da falta de proteção solar ao longo do inverno, problema muito comum neste período do ano.

Foto: Anna Shvets

“As pessoas estão cada vez mais conscientes da necessidade do uso diário do protetor solar mesmo em dias frios, nublados ou dentro de casa. Mas, ainda assim, muitos não têm esse tipo de conhecimento ou, simplesmente, ignoram esse cuidado quando não estão na praia ou piscina. Por isso, é tão importante sempre reforçar essa questão, pois nunca é tarde demais para começar a cuidar da pele”, diz Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia e CEO da ADA TINA.

Hidratação e proteção solar

Para começar os cuidados básicos ao longo do inverno, a proteção da exposição solar e, também, da luz visível – da qual somos expostos diariamente, seja dentro de casa ou do escritório – é o primeiro passo para evitar o surgimento de manchas e melasmas. “O uso diário do protetor solar é importante também para evitar o envelhecimento precoce da pele, flacidez, câncer de pele, além, é claro, dos diversos tipos de manchas que podem surgir pela falta desse tipo de proteção”, explica Dr. Maurizio.  

Atualmente, existem diversas opções de protetores solares no mercado. Mas para quem já possui algum tipo de mancha, o ideal é escolher um produto que seja oxidante e com vitamina C, como o Biosole Oxy FPS 50, da ADA TINA. “Este é um protetor solar clareador que possui ação antioxidante e que previne 15 tipos de manchas, além de possuir em sua fórmula niacinamida, vitamina C concentrada e e Difendiox, um potente antioxidante exclusivo da marca”, afirma.

Outra opção é o Sunsec Gel Fluid FPS 50, primeiro protetor solar gel fluido do mundo, que conta com textura extra leve e toque extra seco, além de oferecer alta proteção contra o melasma, manchas solares e fotoenvelhecimento. “Rico em dipeptídeos colagênicos e difendiox, que promovem ação antioxidante e combatem os radicais livres emitidos pelo sol, o Sunsec Gel Fluid PFS 50 também conta com a exclusiva tecnologia Earth Water Mineralizante, que remineraliza a pele de maneira superior à água termal, sendo capaz de reduzir os poros e aumentar a luminosidade da pele, ideal para manter a pele protegida e bem cuidada nos dias mais frios”, explica Dr. Maurizio.

Já para manter a pele bem hidratada e evitar o ressecamento causado pela baixa umidade do ar durante o inverno, uma opção é o Compative Acqua Gel, um hidratante facial com ácido hialurônico e antioxidante, que visa proteger a barreira natural de hidratação da pele, equilibrando a oleosidade excessiva e, assim, promover uma pele mais lisa, firme e com hidratação equilibrada. “Além disso, o Compative Acqua Gel também tem em sua formulação componentes que atuam na ação anti-idade, antissinais e antimelasma”, afirma Dr. Maurizio.

Tratamentos durante o inverno

E já que no inverno ficamos menos expostos ao sol e isso possibilita realizar outros tratamentos de pele, Dr. Maurizio ainda indica o uso do X-Peel Glycolic Ultra Peeling, um sérum anti-idade e clareador, que renova, rejuvenesce intensamente e clareia manchas escuras – inclusive melasma –, proporcionando uma pele mais jovem, bonita e uniforme.

“Desenvolvido com a exclusiva tecnologia Duplo Peeling de AHA (alfa-hidroxiácidos) e BHA (beta-hidroxiácidos) 11,25%, que juntas atuam em sinergia, promovendo uma potente ação anti-idade, intensa esfoliação e ação clareadora, o X-Peel Glycolic Ultra Peeling trata a pele com sinais de envelhecimento ao combater rugas, linhas de expressão, flacidez e imperfeições da pele. Seu uso deve ser feito sempre com a pele limpa e seca, somente durante a noite, e com a aplicação de apenas 4 a 6 gotas”, explica.

E para quem já possui manchas ou melasmas e quer aproveitar os dias mais frios para iniciar um tratamento, uma opção de dermocosmético é o Clarivis TX, um sérum ultra clareador com tripla ação, atua em 21 mecanismos clareadores de manchas escuras na pele, inclusive o melasma grau 3 (mais resistente), reduzindo a hiperpigmentação e promovendo um tom de pele mais uniforme e iluminado.

“Sua fórmula conta com 5% de ácido tranexâmico, niacinamida clareadora e alfa-arbutin para melasma, que, juntos, formam uma potente e eficaz combinação no tratamento de manchas, mesmo as mais escuras. Além disso, o Clarivis TX também atua na redução dos sinais de envelhecimento da pele e seu uso deve ser diário duas vezes ao dia e, pela manhã, basta aplicar cinco gotas do sérum sobre a pele do rosto limpa e seca e, em seguida, aplicar um protetor solar”, explica Dr. Maurizio.

Vale ressaltar que, mesmo com tantas opções disponíveis no mercado hoje em dia para cuidados com a pele, o mais recomendado é sempre buscar orientação de um especialista, que poderá indicar os melhores tratamentos (preventivos ou corretivos) para cada tipo de necessidade. “Além dos nossos produtos, como farmacêutico especialista em cosmetologia, também faço atendimento para que as pessoas possam se consultar, tirar dúvidas e, desta forma, seguir com a melhor opção de tratamento para cada caso. Sempre recomendamos que as pessoas busquem um profissional antes de iniciar um tratamento por conta própria, para que os resultados sejam mais efetivos”, finaliza Dr. Maurizio.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.