No inverno, redobre a atenção com a pele: confira dicas e cuidados

Cada estação do ano exige cuidados específicos com a pele. Durante o inverno, por conta das baixas temperaturas e da redução da umidade do ar, é comum que o tecido cutâneo fique ressecado, o que deixa a pele mais sensível e facilita o surgimento de lesões e alergias.

Há ainda casos que precisam ter uma atenção redobrada, como por exemplo, pessoas com a pele rosácea, que ficam mais ruborizadas nessa época. É o que afirma a esteticista e massoterapeuta do Expert Beauty Center Batel, Majo Sgreccia. Para ela, ficar atento a essas questões é fundamental, uma vez que se associam a outros riscos vivenciados no dia a dia e podem prejudicar a saúde da pele. “O contato com outros fatores, como a exposição excessiva em frente a computadores e a luz fria, também são gatilhos para sensibilizar a nossa pele. Esses fatores estão intrínsecos a nossa rotina e a longo prazo podem causar um envelhecimento precoce, o aparecimento de manchas na pele (melasmas) e até mesmo outros problemas mais graves”, explica Sgreccia.

Para manter a pele sempre linda e saudável durante os períodos de frio mais intenso, a esteticista pontua quais procedimentos não podem faltar: “O uso de filtros solares de boa qualidade tem que ser rotina. Recomendo a aplicação pela manhã e renovação à tarde. É preciso lembrar também que vivemos em um clima tropical, então os problemas e cuidados de cada pele variam muito. Por isso, é interessante manter tratamentos faciais com um esteticista e acompanhamento com dermatologistas que irão indicar o uso de cremes, formulados ou não, de acordo com a necessidade de cada pele”.

 Outros cuidados importantes são:

  1. Evitar banhos muito quentes;
  2. Hidratar a pele do corpo todo;
  3. Beber muita água;
  4. Manter uma alimentação equilibrada.

Em contrapartida, tomando os cuidados necessários, o inverno também pode ser uma ótima estação para realizar procedimentos estéticos, principalmente os de renovação celular – conhecidos como peelings. “Nesse período a demanda por tratamentos faciais aumenta muito. Sendo interessante associar peelings químicos para renovar a nossa pele. Eles promovem uma descamação que sensibiliza a epiderme e são mais fáceis de realizar durante o inverno, devido ao sol mais ameno”, ressalta a profissional.