Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Curitiba, PR
Clima
22.7ºC
Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Noite mal dormida têm relação com diabetes

Redação

Redação

Especialistas em medicina do sono têm procurado estabelecer uma correlação entre o diabetes e noites mal dormidas pelos pacientes. Ensaios sugerem uma relação entre o controle glicêmico e as medidas do sono, incluindo duração e qualidade do sono.

Foto: Pexels/ Andrea Piacquadio:

Segundo Dr. Gleison Guimarães, médico especialista em Pneumologia pela UFRJ e pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), o controle glicêmico ruim é encontrado no diabetes, uma das doenças mais comuns, graves e não transmissíveis em todo o mundo. “Atualmente, a relação entre estágios específicos do sono, incluindo sono de ondas lentas, também chamado sono 3 do não REM (N3), um estágio encontrado principalmente no início da noite e ligado ao efeito restaurador e o controle glicêmico, permanece pouco clara”, conceitua.

O médico informa que esta revisão sistemática teve o objetivo de sintetizar a evidência da eficácia da manipulação específica com a intenção de fragmentar o estágio do sono N3 e comparar as medidas de controle glicêmico — resistência à insulina, glicose e insulina pós-prandial. “Bancos de dados públicos como, por exemplo, psychINFO, MEDLINE, Academic Search Complete, psychARTICLES, OpenDissertations, Scopus e biblioteca Cochrane, foram pesquisados para realização de ensaios controlados randomizados para explorar o impacto nas medidas de controle glicêmico (resistência à insulina, jejum e glicose e insulina pós-prandial) envolvendo manipulação direta do sono de ondas lentas  e/ou do sono REM”, relata.

De acordo com o pneumologista, a resistência à insulina foi significativamente maior na interrupção do sono de ondas lentas (N3) quando comparada à condição normal de sono. “Não foram encontradas diferenças significativas para medidas de jejum ou glicose ou insulina pós-prandial”, declara. 

Por outro lado, o médico informa que “esta é uma área emergente de pesquisa, e a revisão fornece descobertas preliminares e recomendações para pesquisas futuras sobre a otimização da interrupção do estágio do sono, para explorar ainda mais a Promocao de qualidade do sono para explorar possíveis intervenções também no controle glicêmico”, finaliza.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Ative as notificações e fique por dentro das notícias

Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia