Para a numerologia, toda pessoa traz dentro de si as energias feminina e masculina, duas forças opostas e complementares diretamente ligadas à energia vital. Se em desequilíbrio, essas polaridades – que não têm relação com gêneros biológicos – podem impactar profundamente a vida do indivíduo, sua saúde emocional e seus relacionamentos interpessoais.
De acordo com a numeróloga pitagórica Vivian Brotto, ao fazer o mapa numerológico de uma pessoa, entre as várias análises possíveis está também a avaliação do equilíbrio dessas energias. Isso porque cada número está conectado majoritariamente a uma delas.
“Existem números que têm mais energia feminina e números que têm mais energia masculina. Então, por exemplo, o dois, que tem como simbologia a figura materna, é um número mais feminino”,
explica a profissional.
Como cada uma das energias tem suas próprias características e todas elas são necessárias para que o ser humano viva em harmonia, o ideal é que elas estejam integradas e trabalhem juntas.
A numerologia e o desequilíbrio das energias feminina e masculina
Ao descobrir sob quais influências numéricas o indivíduo está, o numerólogo identifica qual das duas energias é predominante e se existe um equilíbrio sadio entre elas.
“Veja, uma mulher que tem muitos números do masculino precisa olhar mais para o feminino. Então o numerólogo consegue orientá-la nesse sentido, caso seja identificado um desequilíbrio nocivo. Isso é feito estabelecendo condutas e sugerindo exercícios ou formas de desenvolver o que está em deficiência”, diz Vivian.
A numeróloga destaca que o desequilíbrio entre as energias masculina e feminina impede uma existência plena e o cultivo de relacionamentos saudáveis, inclusive amorosos. Como exemplo, ela pontua várias implicações na vida de um homem que tem o feminino sufocado:
“Ele vai desrespeitar o feminino. Ele se torna agressivo, animalesco, se coloca muitas vezes no lugar de vítima, afirmando que o mundo é culpado pelas questões da vida dele. Existem mudanças de humor, existe sarcasmo, piadas de mal gosto, a mulher vai de deusa a bruxa em instantes. Daí ele vai buscar excesso de trabalho, ele não cria relações profundas, ele não fala sobre os próprios sentimentos, ele não busca a própria criatividade. A vida dele fica bloqueada, gera uma paralisia porque ele está com o feminino, que é a parte criativa, desativada”.
A energia também pode estar em excesso. “No caso de uma mulher com o masculino desequilibrado para o excesso, é uma pessoa frustrada, perturbada, agressiva, obsessiva, enlouquecida, é a dona da verdade. Não existe margem para diálogo porque ela está fechada dentro da própria individualidade, dentro da lógica dela”, exemplifica Vivian.
Ainda conforme a profissional, já uma mulher com o masculino bloqueado não consegue conquistar sua independência econômica, financeira e emocional. Tem medo de se arriscar e acaba buscando um homem que a maltrate, que a traia, que a explore, entre outros padrões de comportamentos e sentimentos.
Por que isso acontece?
O desequilíbrio ocorre por várias questões, entre elas, o modo de vida, a forma de pensar e de se relacionar com o mundo. Mas, principalmente, pela falta de consciência que as pessoas têm sobre si mesmas, o que consequentemente permite que seus lados animal e instintivo se sobressaiam.
“A gente chega nesse mundo com um pêndulo e quando não tomamos consciência, quando não vivemos um estado de presença, ele vai de um extremo ao outro. Quando eu tomo consciência, eu conduzo meu pêndulo. E aí o meu pêndulo não vai de uma polaridade a outra. Eu estou no controle. O pêndulo vai de um lado para o outro, mas vai consciente”,
pontua a numeróloga.
Vivian explica que dificilmente o indivíduo estará com suas energias feminina e masculina em equilíbrio perfeito porque para conseguir isso é preciso ser um ser humano consciente de si 24 horas por dia. Em contrapartida, é possível trabalhar essa questão gradualmente.
“É muito difícil estar 100% consciente, estar sempre presente nas escolhas que fazemos. Nós tomamos decisões o tempo todo. A maioria das vezes essas decisões são inconscientes. A chave da questão é ter consciência desse desequilíbrio para aos poucos ir tratando de uma questão de cada vez e melhorando esse equilíbrio energético”, finaliza.
Leia também:
- Aprenda a calcular a numerologia do nome com Vivian Brotto
- Numerologia biográfica: descubra o tema do seu ciclo de vida atual
Energia masculina x Energia feminina
Veja algumas das faculdades predominantes de cada polaridade.
A energia masculina está mais conectada a:
- Autoconfiança;
- Assertividade;
- Ação;
- Lógica;
- Objetividade;
- Força;
- Proteção.
A energia feminina está mais conectada a:
- Intuição;
- Criatividade
- Compaixão;
- Empatia;
- Receptividade;
- Flexibilidade;
- Autocuidado
- Habilidades de comunicação emocional.
Vivian Brotto
Para conhecer mais sobre o trabalho da numeróloga Vivian Brotto basta acessar o perfil da profissional no Instagram.