O crochê e tricô D.I.Y. “Faça Você Mesmo” vira tendência entre grifes internacionais

O fazer manual contemporâneo tem ganhado cada vez destaque tanto nas passarelas internacionais quanto nas ruas. A marca Made by You, de Santa Catarina, chega para democratizar a prática em solo brasileiro. A tendência conta com técnicas como o tricô e o crochê.

Foto: Divulgação

A tendência do D.I.Y. em tradução livre “faça você mesmo” é a aposta forte de grifes internacionais como Fendi, Chanel, Gucci e Dolce & Gabbana para suas coleções que acabam de chegar nas araras e prateleiras. A Fendi, por exemplo, relançou a icônica bolsa baguette na qual seus clientes finalizam manualmente, a Baguette Mezzo Punto, de acordo com a estampa que querem criar.

No Brasil, a jovem marca catarinense Made By You, com um ano de operação, se firma no mercado como um nome forte no seguimento do fazer manual contemporâneo, lançando kits que incluem os fios e ferramentas para que o próprio cliente produza suas peças.

A estima dessas grifes pelo fazer manual trouxe novamente à tona, alinhado ao período de quarentena da pandemia, o desejo pelo “feito por você mesmo” e pelas técnicas artesanais. As técnicas manuais podem ser identificadas como luxo, já que o produto ganha um patamar elevado quando feito por um artesão. Dominar estas artes pode parecer complicado, mas a Made By You desmistifica essas tramas que parecem tão complicadas em primeiro momento.

Tendo kits com crochê e tricô – hits da temporada de verão e também de inverno – é possível produzir em casa modelos ultra modernos, desenvolvidos por designers e nomes fortes da cena mundial do contemporary handmade, convidados pela empresa genuinamente brasileira. Entre os nomes estão Molla Mills, Lady Brown, Bruna da Woolhool, Cris Bertolucci, entre outros.

Para alguns insiders da indústria, esse é apenas o começo das customizações e peças D.I.Y. no mercado. A vantagem do aprender enquanto se faz a peça agrega não só no guarda-roupa ou na decoração, mas mentalmente também. “O fazer manual e artesanato têm resultados expressivos em relação a saúde mental no âmbito da cognição. É o estar no momento presente com foco na prática. Tivemos muitos retornos positivos durante a pandemia e quarentena de novos adeptos e clientes que relataram que o início da prática manual de alguma forma positiva transformou suas vidas”, conta Luana, Diretora Criativa da Made By You.

Além de cool e descomplicado, os kits da Made By You contam com peças que são atemporais e ao mesmo tempo estão no hype: Os tricôs e crochês. Cada vez mais presentes nas passarelas e dominando o ano de 2022, sendo versáteis tanto nas altas temperaturas quanto nas mais baixas, os looks que contam com peças como bucket hats, bolsas e croppeds handmade completam qualquer look e são sucesso entre os jovens – de todos os gêneros, as técnicas tem conquistado tanto o público feminino quanto masculino.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.