Orgulho nerd: 10 ideias de decoração para expressar o amor por este universo

Você se lembra quando ser chamado de nerd era motivo para se sentar num cantinho e chorar de vergonha? Quem poderia imaginar que o jogo ia virar desse jeito.

Para o horror dos haters, hoje em dia as pessoas têm orgulho de ser nerd e não têm mais medo de comentar e compartilhar o que gostam.

Quando esse jogo começou a virar, ninguém sabe. A única certeza que temos é que o universo geek tem ganhado cada vez mais destaque no cenário pop e no mundo cultural.

Por isso, o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha, que é comemorado no dia 25 de maio, têm ganhado cada vez mais destaque na mídia e até motivado vários eventos e promoções.

O que muita gente não sabe é que essa comemoração só existe por causa de Star Wars e por conta de uma simples toalha.

Quer entender de onde veio essa história e como perder o medo de mostrar seu orgulho nerd na decoração?

Se liga nos próximos tópicos!

A história da toalha

A história do Dia da Toalha está ligada a outro ícone da cultura nerd: o “Guia dos Mochileiros da Galáxia”, considerada uma das obras de ficção científica mais importantes de todos os tempos.

Por isso, quando Douglas Adams, que é o escritor dessa obra icônica, faleceu em 2001, os fãs da saga resolveram ir às ruas para homenagear o autor.

E adivinha só como eles fizeram isso? Sim, com uma toalha!

De acordo com esse “Guia”, a toalha é um objeto essencial para um mochileiro interestelar.

Afinal, além de enxugar, ela serve de travesseiro, pode te proteger de substâncias tóxicas e até te ajudar em lutas.

Como Adams é um autor que se destaca pela sua escrita e criatividade, nada melhor que uma toalha, um objeto inusitado e significativo do Guia, para homenageá-lo.

Essa homenagem é feita todos os anos, desde 2001, no dia 25 de maio. Por isso, essa data também é conhecida como Dia da Toalha.

Ok, mas onde entra Star Wars nessa história?

Acontece que o dia 25 de maio também é lembrado pela estreia do filme “Star Wars: Uma nova esperança” nos cinemas.

E nem precisamos dizer como Star Wars mudou o mundo sci-fi e, é claro, o universo geek…

O evento aconteceu em 1977, mas passou a ser comemorado quase 30 anos depois. Em 2006, um grupo de cerca de 300 espanhóis resolveu comemorar o Orgulho Nerd nas ruas de Madri.

A comemoração foi realizada no dia 25 de maio, em homenagem à estreia de Star Wars.

Os americanos gostaram da ideia e decidiram começar a comemorar essa data em 2008.

Como o Dia da Toalha também ocorre na mesma data em que essa comemoração acontece, as pessoas juntaram o útil e agradável e começaram a fazer uma festa estilo 2 em 1.

Por isso, dia 25 de maio é o dia oficial para pegar a sua toalha e mostrar o seu orgulho de ser nerd.

8 ideias de decoração para mostrar seu orgulho de ser nerd

Agora que você já sabe de onde surgiu essa história de orgulho nerd, está na hora de aprender como usar a decoração para homenagear seus personagens, filmes e séries preferidos.

Está preparado? Então, confira as próximas dicas!

1- Invista nos quadros e posters temáticos

Investir em quadros temáticos e posteres é a forma mais fácil de expressar seu orgulho nerd em casa.

Afinal, eles são fáceis de encontrar e podem ser instalados sem muito esforço. Além disso, você pode criar seu próprio poster em casa.

Basta encontrar uma ilustração ou foto que você goste, imprimir e emoduldar. Para completar, é possível decorar sua casa de acordo com diferentes estilos, incluindo uma decoração mais moderna e sofisticada.

2- Aposte no papel de parede temático

Um papel de parede cheio de desenhos e referências ao seu personagem, filme ou desenho favorito também pode transformar qualquer ambiente da sua casa.

Você também pode decorar uma parede com páginas de HQs (fakes, ok? Nada de estragar uma HQ para isso) e criar um cenário bem legal para fotos ou para criar uma espécie de “cantinho nerd”.

Lembrando que esse tipo de papel de parede chama mais atenção, mesmo quando tem uma coloração mais neutra e desenhos menores.

Por isso, tome cuidado para não exagerar na dose e deixar o ambiente muito carregado com tantas referências ao mundo geek. Além do papel de parede, vale apostar nas cadeiras com design diferenciado! Você vai encontrar uma infinidade de possibilidades. 

3- Utilize objetos decorativos nerds

Nesse caso, a escolha é muito pessoal e vale tudo!

Você pode apostar em almofadas, cortinas, funkos, action figures, tapetes, luminárias e quaisquer outros objetos que lembrem um personagem ou produção que você goste muito.

O importante é integrar esses objetos à sua decoração e deixá-los brilhar! Afinal, eles merecem.

4- Não se esqueça da iluminação

Esse é um lembrete importante. A iluminação faz a diferença tanto para deixar o ambiente mais aconchegante, quanto para destacar algum elemento decorativo da casa.

Por isso, vale a pena investir na iluminação indireta, com abajures, spots de LED, trilho de luz etc., para chamar atenção para uma prateleira especial, um quadro ou uma action figure da sua casa.

Ou você pode simplesmente utilizar a própria luminária para fazer uma referência ao universo geek.

Imagina só ter um abajur do Super Mario Bros?

5- Invista nas action figures

E já que falamos de action figures…

Se você tem uma grana sobrando, vale a pena investir! Quem não conhece esses objetos, pode pensar que os action figures são apenas bonecos bem feitos.

Mas na verdade, essas pequenas estátuas ultra detalhadas de personagens marcantes dos filmes, séries e desenhos são praticamente uma obra de arte.

Muitas delas são tão exclusivas que podem ser consideradas peças de colecionador e são adquiridas pelos nerds mais apaixonados.

Por isso mesmo, falamos da questão do dinheiro sobrando, já que isso tudo tem um preço.

Apesar disso, essa peça decorativa é praticamente uma réplica reduzida de personagem e chama atenção em qualquer lugar onde for colocada.

Por esse motivo, as action figures são quase um item obrigatório para os fãs mais fanáticos.  

6- Aproveite suas portas

“As Portas de Durin, Rei de Moria. Fale, amigo, e entre.”

Essa é uma das frases mais icônicas de uma das portas mais importantes do mundo da fantasia.

A famosa Porta de Moria, da saga de “O Senhor dos Anéis”, sempre é lembrada quando o assunto é decoração nerd.

Essa não é a única porta famosa do mundo da fantasia, vamos dizer assim, mas é um exemplo que pode ser reproduzido em casa. Basta ter uma porta lisa, criatividade e força de vontade para começar a decorar.

Lembrando que a porta também pode ser personalizada de outras formas, com desenhos, ilustrações, personagens e frases.

7- Utilize adesivos na decoração

Outra forma barata e fácil de mostrar todo seu orgulho de ser nerd na decoração é investir em adesivos temáticos.

Esse tipo de adesivo pode ser encontrado em vários tamanhos e com diferentes personagens, ilustrações e cores.

Basta escolher o que você gosta e pensar onde ele deve ser instalado. Com base nisso, fica mais fácil escolher o adesivo certo para o ambiente e criar uma decoração especial.

8- Decore sua estante

Se você tem um espaço na prateleira ou estante da sua casa, pode aproveitar esse espaço para colocar vários itens de decoração nerd.

Assim, além de deixar sua estante ou prateleira bem mais interessante, você deixar esses objetos em destaques – o que também ajuda a criar um visual especial.