Os efeitos da pandemia na vida das mulheres

Estudos apontam que as mulheres estão mais expostas psicologicamente à pandemia

Quando os primeiros países começaram o isolamento, a ONU mulheres lançou um alerta mundial, advertindo autoridades políticas, sanitárias e organizações sociais sobre a forma como a pandemia da COVID-19 e o isolamento social poderiam afetar as mulheres, tanto através da sobrecarga de trabalho como através do incremento dos índices de violência doméstica e diminuição de acesso a serviços de atendimento.

Imagem: StockSnap/Pixabay

De fato, dados recentes, apontam aumento de 22% nos casos de feminicídio no Brasil, segundo levantamento do fórum brasileiro de segurança pública (FBSP), entre os meses de março e abril. Já a pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua realizada pelo IBGE, aponta que cerca de 7 milhões de mulheres deixaram seus postos de trabalho no início da pandemia, 2 milhões a mais do que o número de homens na mesma situação. O documento da ONU aponta que, na história da humanidade, toda crise social atingiu com mais intensidade as mulheres.

Outro estudo realizado pela ONG Kaiser Family Foundation, dos Estados Unidos, aponta que as mulheres se sentem emocionalmente mais abaladas, em meio à pandemia, que os homens. O levantamento mostra que 53% das mulheres, que responderam à pesquisa, declararam que o estresse e a preocupação, neste período, têm relação com o novo Coronavírus. Entre os homens, esse índice chega a 37%.

Considerando as mulheres que podem manter suas atividades profissionais de forma remota e permanecer em isolamento, o modo repentino como a exigência do home office trouxe dificuldades adicionais. Relatos de mulheres que somaram à carga horária de suas atividades em ambiente virtual, todo trabalho doméstico, as atividades escolares dos filhos e os cuidados com parentes idosos que estão isolados. Além disso, mulheres ainda se deparam com as cobranças para não negligenciar os cuidados com a própria saúde e aparência física.

Veja mais detalhes na reportagem completa do Destaque Ponta Grossa desta segunda-feira (08):

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.