Pessoas com estomia podem ir à praia e à piscina?

Com o Verão chegando e as temperaturas aumentando, pessoas com estomia ou que convivem com esse público podem ter a seguinte dúvida: é possível aproveitar todos os atrativos que a estação oferece? De acordo com a enfermeira da Missner, Elaine Pedroza, a resposta é simples: sim. “A estação não interfere no funcionamento intestinal. O que pode estar relacionado é o estilo de vida da pessoa que afeta no físico e no emocional”, destaca. Entretanto, assim como qualquer particularidade relacionada à saúde, alguns cuidados são necessários.

Foto: Pexels/ Manuel Barros

Mas aqui já vai um spoiler: piscina e praia estão liberados. Então, confira algumas orientações bem importantes para aproveitar o Verão, e tudo de bom que ele pode oferecer, da melhor forma possível e sem preocupações.

A alimentação é a base de tudo: no Verão, as pessoas com estomia devem aumentar a ingestão de líquidos regulares como água, água de coco, chás, sucos naturais (de preferência sem açúcar), caldos e sempre optar por alimentos leves e saudáveis. Evitar o consumo de bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos e formadores de gases. E um alerta muito importante: tente ficar longe de alimentos processados fora de casa, pois o risco de intoxicação alimentar pode ser grande, principalmente em dias quentes.

Esteja atento à transpiração: com a sensação térmica nas alturas, é comum que a gente passe a transpirar mais. Neste caso, pessoas com estomia devem se atentar às condições da pele no local em contato com o equipamento coletor, como: concentração de umidade, coceira, vazamento e dermatite (assadura). Uma boa solução é considerar o uso de produtos que ajudem a criar uma película protetora flexível. Há no mercado opções em spray e transparentes, a exemplo do Derma Protect da Missner, que são práticas de aplicar e de carregar na bolsa, e evitam a concentração da umidade e das enzimas digestórias sobre a pele em risco, mantendo a sua integridade e minimizando possíveis complicações.

Piscina e praia sem medo: está quente e tudo o que você mais quer é se refrescar e aproveitar ao lado da família e amigos. A notícia é boa: está liberado curtir uma praia ou piscina. Os cuidados são simples e fazem parte da rotina da pessoa com estomia. É aconselhável no dia do banho usar o equipamento coletor com bolsa opaca, ingerir uma dieta leve, esvaziar a bolsa antes de entrar na água e evitar pular na piscina ou ser impactado pelas ondas diretamente no abdômen para não causar desconforto. Caso queira manter a bolsa junto ao abdômen, é indicado que as mulheres utilizem um biquíni sunquíni ou maiô e os homens sunga boxer ou bermuda. Também é essencial fazer uma moldura com fitas adesivas resistentes e, depois, observar as condições da base adesiva e a necessidade de substituir para evitar vazamento. Neste caso, a película protetora também pode ser uma grande aliada. Aplique em toda região periestomal e pele adjacente para impedir a concentração de umidade.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.