O cuidado com os pets deve ser constante durante todo o ano, mas a chegada das festas de fim de ano deixa muitos tutores ainda mais preocupados. As comemorações e os fogos de artifícios podem causar desconfortos principalmente entre gatos e cachorros.
Além disso, as tradições da culinária das festas no final do ano também precisam de atenção especial para garantir a saúde e o bem-estar dos pets. Por isso, a Mars Petcare lista dicas importantes para os tutores evitarem problemas nesse período.
Dicas de cuidados com o pet no fim de ano
Cuidado com os enfeites
As luzes de Natal atiçam a curiosidade dos pets, que podem mastigar e engolir os objetos. O ideal é evitar decorações que possam quebrar em pedaços e ser ingeridas, o que pode causar perfurações intestinais.
Ceia do Natal e do Ano Novo só para humanos
Alguns alimentos causam alterações gastrointestinais discretas ou graves em gatos e cães, podendo até serem tóxicos. Uva e uvas passas, alho e cebola, xylitol, chocolate, macadâmia e lúpulo são alguns dos ingredientes que podem causar problemas de saúde nos pets.
Veja também:
- Confira dicas para enfrentar o calor com segurança
- Curitiba está entre as cidades com os piores motoristas do país
Também vale reforçar aos convidados que compartilhar comida de humanos com os pets pode ter consequências graves para a saúde deles.
Fuja dos rojões e fogos de artifícios
Audição mais sensível de gatos e cães causam incômodos que podem se manifestar por meio de tremores, de latidos e/ou de tentativas de fuga. O ideal é não deixar o animal sozinho e, caso seja possível, isolar o som e a iluminação para diminuir o estresse.
A dica é deixar o pet em um local familiar, com som ambiente como, por exemplo, TV ou rádio ligados em volumes apropriados, além de água e alimento disponíveis. Isso pode colaborar a reduzir a ansiedade e disfarçar o barulho.
Mantenha seu pet longe dos utensílios descartáveis da festa
É importante prestar atenção aos objetos que o pet pode engolir. Copos plásticos, guardanapos e todo o lixo da festa devem ser sempre jogados em local apropriado e fora do alcance dele, para que não gere um problema sério, caso o animal de estimação venha a ingerir algo.
Atenção durante a festa
A decisão de mantê-lo junto durante a festa ou isolado vai depender do perfil e comportamento de cada pet, se ele normalmente lida bem com visitas e barulhos.
Há pets que se estressam na interação com pessoas diferentes e costumam se esconder quando chegam visitas, principalmente gatos.
Cuidados com o pet no fim da festa
Ao terminar a festa, confirme se o pet está em casa e não escapou durante a despedida dos convidados. A agitação da saída das pessoas pode confundi-lo e, caso esteja estressado, pode ser a oportunidade perfeita para uma possível fuga.
Uma ótima dica é identificar seu pet com plaquinha com o nome e telefone de contato.
Contato de emergência
Tenha sempre em mãos o contato do médico-veterinário do seu pet, se observar qualquer comportamento, reação estranha ou diferente no pet.