Dicas para estimular os gatos no dia a dia dentro de casa

Os felinos são fascinantes. Elegantes, com personalidade misteriosa, movimentos ágeis e curiosidade aguçada, os gatos podem ficar entediados facilmente. Os tutores devem ficar atentos a algumas dicas para estimular os gatos em casa, já que eles precisam de desafios e motivação constantes.

dicas-estimular-gatos-em-casa
Foto: Divulgação/Mars Petcare

Para proporcionar um ambiente enriquecedor, além de uma dieta balanceada e adequada às necessidades do felino, o tutor deve garantir a atenção diária que os gatos pedem (ou exigem).

Entender a importância dessa necessidade de carinho e atenção também permite que o ambiente se torne mais confortável para esses animais, garantindo que eles coloquem em prática seus instintos naturais em um ambiente seguro, como casas e apartamentos.

Para auxiliar os tutores, a Mars Petcare compartilha dicas valiosas de como oferecer um dia a dia mais estimulante para o seu gato.

Dicas para estimular os gatos dentro de casa

Enriquecimento ambiental

É essencial garantir o enriquecimento ambiental para o bem-estar dos gatos. Comedouros interativos, estruturas verticais e arranhadores criam um ambiente acolhedor para os felinos.

Além de satisfazer suas necessidades físicas, o enriquecimento do ambiente também mantém suas mentes ativas, evitando o tédio e o estresse. Assim, a probabilidade de o pet desenvolver comportamentos indesejados decorrentes da falta de estímulos adequados é menor.

Atividades de caça

A caça é um instinto natural dos felinos. Eles gostam de se esconder e depois ‘atacar’. Esconder brinquedos que simulem presas em locais estratégicos pode ser uma boa maneira de estimular o seu interesse de brincar, além de proporcionar desafios mentais e físicos, mantendo os pets ativos. As brincadeiras que simulam caça devem ser diárias.

Brinquedos interativos

Gatos adoram perseguir objetos. Brinquedos como varinha, bolinhas e estruturas para arranhar e escalar são ótimas opções para estimular o pet a se exercitar.

Comedouros interativos também são muito positivos para estimular a aprendizagem, a memória e o instinto caçador dos felinos.

Caixas de papelão

Brincar de se esconder e explorar espaços pequenos são atividades que mantêm os gatos entretidos. Uma simples caixa de papelão já é fonte de entretenimento para eles.

Variedade de brinquedos

Os gatos podem ficar entediados facilmente com brinquedos familiares. Por isso, é importante oferecer mais de uma opção, sempre revezando entre eles, como forma de evitar o tédio e comportamentos destrutivos.

É importante lembrar que cada gato é único, e pode ser necessário adaptar as atividades de acordo com a personalidade, idade e condição física do animal. Consultar um médico-veterinário pode ajudar a identificar as melhores opções para o seu pet.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.