Pet influencer: como tornar seu animal um influenciador digital?

Há algum tempo as pessoas já não são as únicas influenciadoras nas mídias sociais. Afinal, os perfis de cães, gatos e outros animaizinhos reúnem tantos seguidores quanto os dos humanos (e, às vezes, até mais!).  E, assim como acontece nos perfis de pessoas, com as redes dos pets também é possível ganhar reconhecimento e ainda monetizar, se esta for a opção do tutor. “Os animais podem ser embaixadores de fabricantes de ração e acessórios e pet shops, por exemplo”, diz Aline Bak, mentora de redes sociais e especialista em assuntos da internet. “Vale lembrar que este arquétipo dos bichos adoráveis têm apelo universal, todo mundo gosta de seguir perfis desse tipo, eles são uma ótima aposta”, completa a especialista.

Foto: Leah Kelley

Se você acha que seu animal de estimação tem o que é preciso para se tornar a próxima sensação das redes, confira a seguir as dicas de Aline Bak:

1. Encare com seriedade e comprometimento:

Antes de criar uma página de mídia social para seu animal de estimação, é preciso avaliar se o animal se dá bem com sessões de fotos e vídeos diárias. Além disso, manter um cronograma de postagens regulares ajuda a manter a base de espectadores. Mas não só: o engajamento ativo com seguidores é um dos fatores mais importantes para o sucesso nas redes. “Da mesma forma como acontece nos perfis convencionais, as páginas dos pets devem ser baseadas em planejamento e estratégias, para que tenham real impacto e potencial de monetização”, diz Aline.

2. Escolha uma rede social:

A rede social mais usada para perfis de pet influencers é o Instagram. “Mas o TikTok, aplicativo de vídeos curtos e dinâmicos, tem um apelo muito forte entre os mais jovens e apesar de ser uma rede nova, já é uma das maiores do mundo e está em plena ascensão”, destaca a especialista. “Esta é, sem dúvida, uma escolha promissora para um perfil de pet”, completa. Páginas no YouTube também são populares entre os pet influencers.

3. Defina a personalidade do seu animal:

As pessoas adoram seguir um cão fotogênico, mas existem milhões de animais fofos nas redes sociais. Ou seja, fotos genéricas do seu adorável labrador não tornarão seu amigo peludo famoso, é preciso que o animal se destaque por sua personalidade. “Cada bicho tem características distintas que os tornam únicos, é preciso realçá-las nas redes”, diz a especialista. Seu gato tem um comportamento naturalmente mal-humorado? Seu cão se destaca pela camaradagem? Deixar a personalidade do pet brilhar é uma maneira infalível de se destacar no mar de perfis de animais de estimação nas mídias sociais. Nesse contexto, é importante criar também um tom de voz padrão, para legendas e comentários. Pode ser mais descontraído ou então mais formal e intelectual…deixe a imaginação fluir.

4. Escolha um nome atraente:

Pense em um nome memorável e cativante para o perfil do pet. Nomes excessivamente complexos ou difíceis de pronunciar devem ser evitados.

Às vezes, um trocadilho também pode funcionar. Seja qual for a escolha, não se deve mudar o nome após a decisão, pois isso poderá confundir os seguidores e prejudicar o crescimento da marca.

Alguns exemplos de nomenclaturas marcantes e criativas: @jamonthjepig, que traz a rotina de um  porco camarada e fotogênico e @bob_marley_goldenretriever, o perfil de Bob e Marley, uma dupla de cães brincalhona e cheia de animação.

5. Aposte em hashtags:

“É recomendável montar uma planilha e acompanhar as hashtags que as contas de animais de estimação fortes usam, categorizando por datas especiais e momentos, como caminhadas e viagens, por exemplo”, aconselha Aline Bak. Afinal, quanto mais interesses as hashtags englobarem, mais exposta estará a conta do pet. “E as hashtags são uma ótima forma de ganhar seguidores organicamente”, completa.

6. Busque parceiros:

Com um perfil bem feito, o pet pode vir a se tornar embaixador de marcas ligadas ao universo animal, como fabricantes de ração e acessórios para pets, além de pet shops e creches e hotéis. Ao adquirir este status, é interessante lançar ofertas exclusivas ou descontos para quem adquirir produtos ou serviços dos parceiros. “As pessoas adoram isso e esse tipo de conteúdo oferece um amplo escopo de compartilhamento e exposição”, diz a especialista.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.