Pisos de Madeira: 5 dicas de como cuidar e mantê-los com aspecto de novos

Conforto e estética de alto padrão são extremamente desejados em um projeto ou em uma reforma e por seus diversos benefícios associados a isso estão os pisos de madeira. A sua versatilidade permite que o material seja utilizado nos mais variados designs e ambientes. Limpeza e manutenção é algo que pode preocupar aqueles que têm o sonho de obter um piso de madeira, no entanto, com os cuidados e produtos corretos, é possível desfrutar do ambiente de forma simples e dinâmica. 

E para promover essa durabilidade e o aspecto novo da madeira, é preciso que seu cuidado seja feito da forma correta. Para quem estiver na dúvida do que escolher, a Indusparquet, líder no segmento de pisos de madeira tropical maciça, trouxe as principais dicas e passos a serem observados para manter a madeira sempre com aspecto novo. 

1. Vassoura de pelos ou Aspirador de Pó

Ao iniciar a limpeza, é fundamental a remoção do excesso de poeira que se acumula na superfície. Uma vassoura de cerdas macias é ideal para essa tarefa. Outra boa sugestão é recorrer ao aspirador de pó, mas lembre-se de usar sempre um bocal com cerdas na extremidade para não correr o risco de danificar o piso. 

2. Pano Umedecido

Após tirar a camada mais grossa de poeira, é a vez de utilizar um pano de chão úmido acoplado em um rodo (ou um esfregão com pouca água) em toda a área. O mais importante é que este pano ou esfregão nunca estejam encharcados e somente umedecidos. Caso observe o chão com excesso de água, passe um pano seco e macio. 

3. Limpeza profunda com segurança

Outro ponto muito importante ao fazer a limpeza do piso é buscar produtos feitos à base de água com a função direcionada para manutenção de pisos de madeira. Além disso, é interessante buscar formulações ecologicamente corretas, capazes de remover sujeiras e impregnações, sem prejudicar o piso e a saúde daquele que irá fazer a limpeza e até mesmo de bebês e pets que estarão em contato mais direto com o material após limpo. 

Uma recomendação Indusparquet é o Skania Super Limpador, produto sueco feito à base de água. Sua fórmula poderosa, limpa e remove a sujeira sem agredir o verniz, mantendo a beleza natural do seu piso. Além disso, deixa com uma aparência incrível de novo.

4. Cuidados com o verniz

Na hora da limpeza outro ponto que é preciso levar em consideração é optar por produtos que não agrida o verniz, pois é ele que protege a madeira, mantendo a beleza natural do piso, garantindo maior durabilidade. Além disso, evitar o uso de cera, pois ela impregna no verniz, e com isso, deixa a madeira exposta a mudanças de tonalidade que o contato desprotegido com a luz pode causar.

Outro ponto a pensar é a escolha dos móveis para a decoração do ambiente e ter cuidado ao arrastar os móveis pesados. Importante se atentar nos detalhes para não danificar o piso, a dica é instalar feltro embaixo dos móveis, além de ter uma atenção especial principalmente nas cadeiras de rodinhas e na escolha do material de tapetes – que devem ser preferencialmente de fibras naturais e não sintéticos, para permitir que o piso respire. 

5. Decks

O deck tem sido cada vez mais utilizado em áreas úmidas, como nos banheiros, por exemplo. Os da Indusparquet têm um tratamento de secagem especial em estufas computadorizadas, que garantem que possam ser instalados em áreas úmidas e com contato com água. 

Por isso, para a sua limpeza, a marca indica o Skania Soap, produto elaborado especialmente para a limpeza de decks com uma formulação leve e suave. O cuidado se inicia com os mesmos passos de uma limpeza comum – após varrer o piso – é importante aplicar uma mistura do produto com água em toda a superfície, sempre seguindo o veio da madeira. Caso queira potencializar a limpeza pode aplicar a água quente.

Cuidados como esses além de deixar seu piso de madeira limpo, irão proporcionar mais durabilidade e um ambiente mais aconchegante. Para acompanhar mais dicas, você pode consultar o site da Indusparquet: www.grupoindusparquet.com.br.