Estresse, insônia, tensão e flutuações do humor, dores de cabeça, irritabilidade, baixa concentração, aumento da fome e vontade exagerada de comer doces e alimentos mais gordurosos, retenção de líquido, inchaço no corpo, mamas doloridas e cólicas: esse é o combo TPM.
TPM, tensão pré-menstrual. Tem quem consiga ler a sigla dessa forma, tem quem entende “saia da minha frente”. Fato é que a TPM é o pavor mensal de muitas mulheres e cônjuges por aí. Os variados sintomas que vem com ela, como as alterações no humor, na pele e até nos cabelos tem um culpado: os hormônios!
Sim, a culpa é deles! A oscilação dos hormônios causa mudanças no sistema nervoso central da mulher e, por consequência, pode causar desequilíbrio. Ou seja, tudo o que antes estava equilibrado, como o bom humor, “desanda” nessa fase. E ainda bem que passa! E não existe fórmula mágica para esses sintomas irem embora, e engana-se quem pensa que aquele remédio tão conhecido pelos comerciais vai resolver tudo o que a TPM traz. Se a ideia é eliminar quase todos os incômodos, a solução é… investir em atividade física!
Exercícios ajudam a passar por esse momento tenso do mês
Sim, os exercícios físicos são muito importantes e todos os médicos recomendam para manter a saúde em dia. E, se todas essas informações não foram suficientes para te convencer, quem sabe a próxima cólica não seja o fator decisivo para você procurar aquela roupa legal para malhar que ficou escondida lá no fundo do armário?
Especificamente durante a TPM, a prática de exercícios físicos oferece vários benefícios, como a liberação dos hormônios dopamina e serotonina, que combatem boa parte dos sintomas. Portanto, a mulher que pratica atividade física provavelmente terá uma TPM mais amena, com menos dores de cabeça, cólicas e maior sensação de bem-estar.
- 21 superstições populares para você conhecer
- Apenas 3 brasileiros estão entre 100 melhores atletas do século 21
Para se exercitar nesse período, a dica é optar pelas práticas de baixo ou médio impacto e evitar opções que exijam mais do corpo, já que o período causa dores por si só. Caso a mulher ainda não seja adepta da modalidade, a sugestão é optar por uma caminhada, que pode intercalar minutos mais calmos com outros mais rápidos.
Quem está começando pode ainda fazer uso de algumas estratégias para “treinar” a mente a gostar desse momento, como se presentear, depois do exercício, com alguns minutinhos lendo seu livro favorito do momento, assistindo àquele canal do YouTube que você não perde um episódio ou se divertindo jogando poker online brasil. Esse método de “recompensa” funciona bem com o cérebro, que sempre vai querer fazer algo se for receber algo legal como presente depois.
Vale lembrar que a prática de exercícios físicos serve não só para aliviar os sintomas do período pré-menstrual, como para a saúde como um todo, incluindo a melhoria no sono e na qualidade de vida.