Por que seu cachorro fica de barriga para cima?

Um comportamento ancestral herdado dos lobos, os cães enraizaram também o hábito de ficar de barriga para cima como forma de se submeter ao líder da matilha. De acordo com o médico-veterinário Leonan Filipe de Oliveira, do Hospital Veterinário Batel (HVB), o cão sabe que o tutor não fará nenhum mal, e a maneira de demonstrar confiança é expondo sua barriga, considerado um gesto de grande vulnerabilidade, já que é justo na barriga em que estão todos os seus órgãos vitais.

Foto: Divulgação

Confira outros motivos pelos quais o seu cachorro fica de barriga para cima:

Sinal de paz
Sabe quando o cão apronta algo e o tutor vem dar de dedo ou chamar sua atenção? O cão se coloca na posição de mostrar barriga e pescoço para expressar apaziguamento. O animal sabe se comunicar muito bem e é capaz de transmitir por meio do seu comportamento corporal de que não há necessidade de uma briga.

Medo
Nem sempre quando um cachorro nos mostra sua barriga é um sinal de que ele confia na gente. Também pode ser que ele faça isso porque tem medo de você. Nessas situações, você pode observar que, entre outros gestos, ele enfia o rabo entre as pernas e até tenta lamber sua mão.

Ele quer carinho
Quando temos um cachorro de barriga pra cima, também pode ser o caso de ele simplesmente querer ser mimado com muito carinho. Isso é especialmente verdade quando o cão relaciona o carinho nessa região como algo prazeroso e bem agradável. E claro que, se ele pede que você faça carinho nele nesta região, isso também significa que ele confia em você e quer aproveitar para relaxar com a ajuda de suas mãos.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.