Prática de exercícios no inverno ajuda a queimar mais calorias

Com a chegada do inverno, muitas pessoas se sentem desmotivadas em praticar exercícios físicos por conta das baixas temperaturas da estação, fazendo com que a rotina seja descontinuada e que parte do progresso seja perdido. Entretanto, há uma série de benefícios atrelados à realização de treinos sob as condições climáticas deste período.

Foto: Pexels/ Li Sun

Praticar exercícios no frio faz com que a pessoa perca mais calorias, isso ocorre pois o  corpo precisa de mais energia para manter a temperatura corporal. Quando o esforço físico é realizado de maneira correta e é acompanhado de uma alimentação balanceada, o corpo utiliza esse gasto calórico de maneira mais vantajosa.

Não é apenas a perda de calorias que serve como benefícios para o corpo, mas também a imunidade do organismo melhora, é o que consta em um estudo publicado pela Universidade de Essex, no Reino Unido. Segundo a pesquisa, o número de leucócitos e granulócitos, responsáveis pelo funcionamento do sistema imunológico, aumentam quando se realiza exercícios durante temperaturas baixas, porém, o efeito pode ser negativo se for praticado exercícios por períodos prolongados e que exijam muito esforço.

Embora os benefícios sejam proveitosos, os cuidados com a prática de exercícios durante o inverno não podem ser ignorados. Os músculos costumam ficar enrijecidos por conta das baixas temperaturas, por isso é essencial realizar com atenção o  alongamento e o aquecimento a fim de evitar lesões musculares. Se vestir com roupas longas propícias para o frio também é recomendado para evitar contrair doenças.

Trocar o exercício ao ar livre para ambientes fechados, como academias e estúdios de pilates também é recomendado. Segundo Antonio Maganhotte Junior, CEO da Tecnofit, plataforma líder no mercado de gestão focada no segmento fitness e bem-estar, é perceptível a importância da prática de exercícios indoor nesse período do ano. 

“Sabemos que, em dias frios, a frequência de treinos pode realmente diminuir. Mas as academias, estúdios e box de cross que oferecem apps e ferramentas que tornem a experiência do seu aluno mais estimulante, agregam ainda mais valor ao seu serviço e contornam a “fuga” das pessoas durante o inverno. Além de criar uma aproximação maior entre professores e alunos, por meio da comunicação pelo aplicativo, isso gera um incentivo a mais para o treino”, comenta o CEO.

A Tecnofit possui atuação em todo território nacional, as soluções tecnológicas desenvolvidas pela companhia têm como objetivo apoiar  gestores e proprietários de empresas nas áreas de fitness e bem-estar em modalidades, como: academias de ginástica, musculação, natação, artes marciais, box de crossfit e crosstraining, estúdios de pilates, yoga, dança e pole dance.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.