Qual é a hora correta de levar uma criança ao urologista

Quando pensamos em um médico especialista em urologia, é comum já associarmos a pacientes com uma idade mais avançada, na faixa dos 50 anos aproximadamente. 

Foto: Pexels

Por ser responsável tanto pelo trato urinário das pessoas quanto pelo sistema reprodutor masculino , muitos pais acabam não se atentando a levar seus filhos em consultas ainda na infância.

Urologista na infância pode prevenir doenças futuras

Assim como qualquer outro problema de saúde, um diagnóstico precoce pode ser fundamental para o tratamento.

Ainda mais quando falamos de crianças, pois elas estão com o organismo ainda em desenvolvimento. E, dessa forma, qualquer sinal de problema físico pode se agravar.  

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que a cada três anos, mais de 8.460 novos casos de câncer em crianças e adolescentes, sejam diagnosticados no país. Destes, 4.310 são em meninos e 4.150 em meninas. 

Diferente do câncer nos adultos, a doença quando ocorre em crianças tem um desenvolvimento diferente. Ela afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Outras doenças que podem atrapalhar a vida de um homem como a doença de Peyronie e curvatura peniana, também podem ser evitadas. 

Quando levar a criança ao Urologista

Médicos apontam que esta visita deve começar a partir dos 4 anos de idade. Contudo, não existe a hora mais correta, uma vez que meninos e meninas podem ser acometidos por doenças urológicas como as de trato urinário, antes mesmo dessa fase. 

Além disso, a visita a este médico ajuda no processo de desfralde infantil e também no trato com a fimose. 

Ao visitar o uropediatra, o seu pequeno (a) passará por exames clínicos e que podem confirmar diagnósticos. Essa consulta é indispensável para evitar doenças comuns como fimose, ausência de testíclo no escroto (criptorquidia) e alterações genitais. Já as meninas podem precisar de tratamento para infecções urinárias… que se não tratadas de maneira correta, podem levar a graves lesões renais 

Qual a função de um urologista pediatra?

Basicamente, o urologista pediatra é o médico responsável por tratar do sistema genito-urinário tanto de meninos quanto de meninas, desde o nascimento até os 18 anos de idade.

Em uma primeira consulta, este especialista realiza uma avaliação clínica e pode solicitar alguns exames mais específicos para ter um diagnóstico mais detalhado das crianças.

Por meio destes procedimentos, é possível ter uma ideia da necessidade de acompanhamento constante e quais casos precisam ser tratados com maior urgência.

É  fundamental entender desde cedo a importância de comparecer ao consultório de um urologista. E isso deve ser uma função dos pais, como forma de conscientizar a criança desde cedo.

Câncer de Próstata: É preciso cuidado e rápido diagnóstico

O câncer de próstata é a segunda doença que mais acomete os homens no Brasil. Cerca de 65 mil novos casos de câncer de próstata são diagnosticados por ano no Brasil, Deste total, mais de 90% são em homens acima dos 50 anos de idade.

Já em crianças, não há dados que apontem a grande incidência de câncer de próstata. Contudo, levar garotos ao urologista desde a tenra idade, pode ajudar a desmistificar o preconceito existente em torno da necessidade de realização de exames. Com isso, há mais proteção e maior cuidado com a saúde. 

Por mais que o câncer de próstata não seja tão comum em crianças, muitas outras doenças podem aparecer ainda na infância, como por exemplo: fimoses, nódulos, infecções, disfunções, dentre outras.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.