Aprenda como enfarinhar para preparar bolos, tortas e massas

Uma etapa importante no preparo de bolos, tortas e massas é enfarinhar. Quando a etapa é mal executada, pode gerar bagunça e sujeira na cozinha. Por isso, a Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sul do País, ensina como enfarinhar corretamente.

1 – Quando a receita pede que a forma esteja untada e enfarinhada, significa que você precisa passar a manteiga ou a margarina na forma primeiro. Só depois, jogue a farinha aos poucos, dando leves batidas nas laterais, conforme você vira a forma.

2 – Você também pode usar o papel-manteiga. Para isso, corte o papel na medida da forma e coloque no fundo. Em seguida, despeje a massa e leve ao forno. O papel-manteiga ajuda a retirar o alimento facilmente. Uma alternativa é a forma de silicone, que não precisa ser untada, portanto, torna o processo mais prático.

3 – Além da farinha de trigo, você pode usar outros ingredientes para untar. Por exemplo, para bolos de chocolate, passe o chocolate em pó ou achocolatado no fundo. Também é possível untar com açúcar, mas tome cuidado para que ele não queime.

Agora que você já sabe como enfarinhar, Isabela sugere uma receita especial, o Brownie de Chocolate Branco e Chips de Tortinha, que leva Tortinhas Isabela, uma receita original e irresistível, que vai surpreender a todos.

Quer aprender como fazer? Confira o modo de preparo a seguir:

Brownie de Chocolate Branco e Chips de Tortinha

Ingredientes

  • 300 g de chocolate branco picado
  • 100 g de margarina sem sal
  • 1 xícara e meia (chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo Isabela
  • 1 embalagem de Tortinhas Chocolate Tipo Suíço Isabela picadas
  • 1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo:

Passo 1 – Em um refratário, coloque o chocolate junto com a margarina e leve ao micro-ondas por 3 minutos, mexendo na metade do tempo. Mexa bem para obter um creme liso e homogêneo.

Passo 2 – Na tigela da batedeira, bata o açúcar com os ovos. Aos poucos, acrescente o creme de chocolate. Misture o sal, a farinha de trigo e as Tortinhas.

Passo 3 – Ligue o forno em temperatura média (180 °C – 200 °C) para preaquecer por 15 minutos. Despeje a massa em uma assadeira retangular pequena (18 cm x 27 cm x 5 cm de altura), untada e enfarinhada. Leve para assar por cerca de 45 minutos ou até que esteja dourado, com o centro ainda bem cremoso.

Espere esfriar antes de cortar.

Dica do chef: Para desenformar o brownie antes de cortar, prepare-o em assadeira untada e forrada com papel-manteiga untado e enfarinhado.

  • Rendimento: 18 porções
  • Tempo de preparo: 20 minutos
  • Tempo de forno: 45 minutos

Para mais informações sobre a Isabela, acesse www.isabela.com.br