Remoção de tatuagem: caso recente levanta a questão

Segundo estudo feito no Reino Unido, no Royal Blackburn Hospital, mais de um terço das pessoas que são tatuadas se arrependem do que fizeram. “Remover uma tatuagem nem sempre é um bicho de sete cabeças. Sempre digo que a remoção é um tratamento e que os resultados podem demorar um pouco para aparecer e que o pós-tratamento é fundamental para um tratamento eficaz”, explica Giancarlo, biomédico e CEO da Hell Tattoo.

Foto: Reprodução

Giancarlo é um dos maiores nomes brasileiros quando o assunto é remoção de tatuagem. Para o Biomédico , qualquer tatuagem pode ser removida. “A remoção é possível. Normalmente se pensa que é difícil remover uma tatuagem, mas na maioria dos casos não é tão complicado”, diz.

Tatuagem à força

Em Outubro, a Polícia Federal (PF) prendeu o empresário Thiago Brennand, de 42 anos, em Abu Dhabi. Thiago é acusado de tentativa de feminicídio, corrupção de menores e lesão corporal. O empresário forçou uma vítima a tatuar a logo das suas iniciais no corpo.

Os crimes de Thiago teriam acontecido na mansão de Brennand em um condomínio de luxo de Porto Feliz, no interior de São Paulo, e as eventuais ações penais do caso envolvendo a mulher vão correr no fórum da cidade. O tatuador que fez a tatuagem à força na vítima, a pedido do empresário, foi denunciado por tortura e lesão corporal gravíssima. Como o processo está sob sigilo, ele não teve o nome divulgado.

O advogado Dr Ilmar Muniz comenta que ambos (o tatuador e Thiago) terão que responder por crime de tortura e lesão corporal. “A partir do momento que o tatuador sabe que a tatuagem feita será contra a vontade da pessoa, podemos encaixar no crime de lesão corporal, além de tortura”, diz.

Segundo o art. 1º, II da Lei Nº 9.455, é crime submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo. Já o crime de lesão corporal está inserido no capítulo dos crimes contra a vida, no artigo 129 do Código Penal, que pune a conduta de alguém ofender a integridade física ou a saúde de outra pessoa.

“A tatuagem feita à força é como uma normal. Pode-se retirá-la da mesma forma. Uma boa forma é a remoção a laser, por exemplo”, explica Giancarlo Pincelli.

Prejuízos de uma tatuagem mal feita

Para Giancarlo, da Hell Tattoo, os principais malefícios que podem causar uma tatuagem mal realizada, seja ela consensualmente à força, são vastos:

“Pode-se ter uma reação alérgica à tinta usada; Coceira, inflamação e descamação local quando a região é exposta ao sol; Formação de quelóides, que são cicatrizes com relevo e inchaços ou até mesmo contaminação de vírus de doenças como Hepatite B ou C e AIDS”, explica Giancarlo.

O Biomédico comenta como uma tatuagem feita à força ou que não agrada o paciente pode ser resolvida. “Atualmente há diversas formas de remover a tatuagem. Existem os procedimentos a laser, dermoabrasão, método cirúrgico, criocirurgia e peelings químicos. Com um bom profissional é possível remover a tatuagem indesejada”, conclui o especialista.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.