Retomada de eventos aquece mercado de casamentos

De acordo com Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entre 2020 e 2021 o número de casamentos aumentou 21%. Para 2022, segundo o presidente da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), Ricardo Dias, a expectativa é que esse número continue crescendo. Ele conta que, no Brasil, são realizados, em média, 1,1 milhão de casamentos por ano, mas a previsão para 2022 é que esse número chegue a 1,6 milhão.

E, mesmo com os orçamentos sendo reajustados devido aos preços dos insumos, as cerimônias devem movimentar cerca de R$40 bilhões este ano. Essa retomada do setor se dá pela vontade de não ter que atrasar o sonho outra vez. Dessa maneira, as tendências para 2022 possuem muito mais significado e refletem o momento pelo qual passamos. Os casamentos buscam ser uma verdadeira celebração da vida, com pessoas que realmente importam e menos foco nas tradições e mais nas experiências.

Eventos com cerca de 50 a 100 convidados estão sendo os mais procurados, consolidando a tradição do mini wedding. Outra tendência, que pode ser vista como herança da pandemia, é a procura por espaços abertos, como chácaras e casas.  

O mercado de beleza está atento a essas tendências, e a rede de salões Expert Beauty Center, por exemplo, conta com um ambiente exclusivo para a ocasião, o Espaço da Noiva. “É possível viver uma experiência completa, não só dos noivos como também dos pais e das madrinhas e dos padrinhos, que podem se produzir com conforto, sofisticação e o apoio de uma equipe completa de profissionais”, destaca o sócio proprietário do Expert, Adir Mohamad Hillani.

Os serviços de manicure, pedicure, maquiagem, cabelo, design de sobrancelhas, depilação, alongamento de unhas e podologia estão distribuídos nos três pacotes: básico, clássico e máster. O pacote do noivo incluí corte de cabelo, barba terapia, maquiagem, manicure e podologia. Além dessas opções, o salão também oferece pacotes personalizados com SPA, serviços de estética e descontos para grupos com mais de 10 pessoas.