Rinoplastia não é tudo igual: veja os diferentes tipos do procedimento que modifica o nariz

Uma pesquisa global da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês) aponta que o Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas. A rinoplastia, popularmente conhecida como cirurgia do nariz, está entre as mais procuradas.


Essa intervenção é indicada para corrigir não só imperfeições estéticas na região nasal, mas também detalhes funcionais, como, por exemplo, a possibilidade de respirar melhor.

Contudo, é preciso saber que, ao procurar um cirurgião para conduzir esse procedimento, existem diferentes tipos de rinoplastia.

“A escolha do procedimento mais adequado é guiada pelas características do indivíduo. Assim, as técnicas de rinoplastia são diversas e se adaptam às finalidades e particularidades de cada um”, afirma o otorrinolaringologista Guilherme Sheibel. Ele aponta os tipos mais comuns:

Em relação ao tempo

  • Rinoplastia Primária: Nada mais é do que a primeira cirurgia realizada no nariz.
  • Rinoplastia Revisional: Tem o objetivo de corrigir características que não foram alteradas ou que surgiram como consequência de rinoplastias prévias. Pode ser secundária, terciária, quaternária e por aí vai.

Em relação à técnica

  • Rinoplastia Ressectiva: Uma cirurgia rápida, que pode ser realizada em menos de uma hora e meia. Utiliza técnicas e conceitos mais antigos em que é feita somente a remoção de cartilagens. Normalmente o resultado estético é mais artificial e as chances de causar colapso do nariz e alterações funcionais a longo prazo são maiores. Inclusive, é a principal geradora de casos revisionais.
  • Rinoplastia Estruturada: Nela se usam enxertos para reconstruir, remodelar e manter o nariz funcional. Por isso, é mais demorada. Com ela, é possível ter uma maior precisão e naturalidade do resultado, além de uma alta estabilidade da ponta e das narinas, diminuindo a chance de se alterarem com o tempo.

O tipo de nariz também influencia a escolha da cirurgia

Por ser um país composto por pessoas de muitas origens diferentes, não existe apenas um único tipo de nariz brasileiro. Dessa maneira, as técnicas de rinoplastia também variam conforme o formato do nariz de cada pessoa. De acordo com Scheibel, os padrões mais populares no Brasil são:

  • Nariz Curto ou Asiático: É identificado pela carência de elevação do dorso e pela ponte mais larga e baixa, o que aparenta ser um nariz de baixo volume e a impressão de nariz achatado. Nesse caso, a rinoplastia tem como objetivo levantar o dorso.
  • Nariz Negroide: Tem semelhança com o nariz asiático, mas com as asas mais alargadas e o dorso mais curto. Como o próprio nome sugere, o formato de nariz negroide é identificado em pessoas de etnia negra ou pessoas de pele clara com ascendência africana. Nesse formato, identifica-se uma base mais alargada, com as narinas também bastante alargadas, ponta arredondada e o dorso curto e baixo.
  • Nariz Caucasiano: Sua principal característica é giba nasal (localizada no dorso do nariz) elevada, o que fica ainda mais em destaque quando se está de perfil. Geralmente, possui excesso de osso e cartilagem, formando aquele carocinho no dorso. Comum em descendentes de italianos, judeus e árabes. As pacientes que optam pela cirurgia buscam retirar essa “ondulação”.
  • Nariz Adunco: Geralmente possuem uma curvatura muito característica e a ponta do nariz projetada para baixo quando a pessoa sorri, formando o famoso “bico de águia”. Pacientes que possuem esse formato de nariz dizem parecer mais velhas por causa dele, e a rinoplastia busca a redução do nariz e a sustentação da ponta nesses casos.

Dessa forma, é preciso prestar atenção em todos os detalhes para que a cirurgia seja bem-sucedida. “O especialista também deve respeitar as características raciais do paciente para encontrar o formato de nariz que harmoniza melhor com o restante do rosto”, completa.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.