Rio de Janeiro é apontado como o melhor destino para assistir ao pôr do sol no mundo

Mais de 7 em cada 10 viajantes brasileiros contam que pensar em férias é pensar em pôr do sol. Pesquisas da Booking.com revelam que 75%* dos viajantes brasileiros afirmam que assistir ao nascer ou pôr do sol à beira mar é o cenário mais relacionados às férias. Enquanto isso, para 91%**, uma linda paisagem natural é um fator que impacta na decisão pelo destino de viagem.

A boa notícia é que o viajante não precisa ir muito longe para assistir aos pores do sol mais recomendados do mundo. De acordo com dados*** da plataforma on-line de reservas de viagens, selecionados a partir de recomendações de clientes globais, 4 entre os 10 melhores destinos do mundo para assistir ao pôr do sol estão no Brasil, sendo o entardecer da Cidade Maravilhosa apontado como o campeão.

Confira abaixo algumas das cidades mais recomendadas por viajantes globais na Booking.com para assistir ao pôr do sol ao redor do mundo:

1) Rio de Janeiro, Brasil

O Rio de Janeiro é um dos lugares mais conhecidos ao redor do mundo por conta de seu cenário repleto de belezas naturais. São várias opções deslumbrantes de pôr do sol como o Arpoador, a Mureta da Urca, a Lagoa Rodrigo de Freitas e, o mais famoso, a Praia de Ipanema, que fazem jus ao primeiro lugar do ranking. E acredite, aplaudir o entardecer carioca não é “coisa de novela”. Ele é considerado tão deslumbrante que deu origem a essa curiosa tradição, sendo as palmas uma forma de agradecer à natureza pelo espetáculo proporcionado pelo céu alaranjado com o sol refletindo no mar. Uma boa opção de hospedagem no destino é o Janeiro Hotel, que tem uma piscina com borda infinita no rooftop, e vista para o pôr do sol na orla da Praia do Leblon.

2) Key West (Flórida), Estados Unidos

A ilha de Key West é recomendada pelos viajantes por ter o melhor pôr do sol dos Estados Unidos e um dos mais bonitos do mundo. Com tantos motivos para celebrar o espetáculo do astro rei, todos os dias ocorre na cidade a Sunset Celebration, uma festa que reúne centenas de pessoas na Mallory Square. Uma dica é aproveitar o pôr do sol que, além de lindo, se torna ainda mais especial quando acompanhado por um evento com muita música, cerveja, comidas gostosas e manifestações artísticas. Com excelente localização, no centro histórico de Key West, acomodações confortáveis e uma piscina ao ar livre, uma boa dica de hospedagem na cidade é o Opal Key Resort & Marina.

3) Zadar, Croácia

Não tem como preparar um roteiro para Zadar sem separar um tempinho para apreciar o fim de tarde nessa pequena cidade medieval na Croácia. O calçadão de Riva, localizado à beira mar, é considerado o local perfeito para admirar um dos pores do sol mais lindos do mundo. O lugar chamou tanta atenção que deu origem ao monumento “Saudações ao Sol”, uma obra de arte formada por um grande círculo com placas solares que absorvem a luz ao longo do dia e se iluminam em um jogo de luzes com diferentes efeitos e cores. O Falkensteiner Hotel & Spa Iadera é um hotel com 4 piscinas, área de bem-estar, beleza e academia com mais de 6.000 m², uma ótima escolha para a estadia.

4) Jericoacoara, Brasil

Assistir ao pôr do sol na Duna do Pôr do Sol é uma das principais atrações turísticas de Jericoacoara.  O entardecer é uma verdadeira cerimônia. Diariamente, centenas de pessoas começam a caminhar em direção ao topo da duna a partir das 17h para assistir de camarote o sol desaparecendo atrás do mar, com o barulho das ondas e o espetáculo de cores do céu e das dunas de areia, que vão adquirindo diferentes tonalidades na chegada do anoitecer. Na Casa de Areia, o viajante encontra uma paisagem espetacular do entardecer pernambucano direto da piscina do hotel, já que a hospedagem tem vista para o mar e para a Duna do Pôr do Sol.

5) Fira, Grécia

Quem nunca sonhou em ver um pôr do sol na Grécia? Fira é a capital de Santorini, e promete ser tudo que o viajante imagina: uma vista incrível do sol se pondo na caldeira, combinando com a arquitetura das casinhas brancas, em um lugar tranquilo e romântico. Os visitantes garantem que a vantagem do vilarejo é conseguir um dos mais lindos pores do sol do mundo, num típico cenário grego, um pouco mais afastado das multidões e das ruas tão badaladas da vizinha Oia. Uma dica é se hospedar no Iriana Suites. Os visitantes descrevem o hotel como um verdadeiro sonho, em especial as acomodações com vista da Caldeira e hidromassagem ao ar livre, trazendo um charme para o momento.

6) Búzios, Brasil

Na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, o entardecer ganha um charme ainda maior com o cenário proporcionado entre o encontro do sol com o mar em Búzios, com uma infinidade de barquinhos de plano de fundo. A cidade oferece opções de sunsets para todos os estilos: festinha nos lounges à beira mar, acompanhado pelas deliciosas opções nos polos gastronômicos, tomando um açaí, ou simplesmente apreciando a vista. Em especial, os lugares mais famosos para acompanhar o pôr do sol em Búzios são o Porto da Barra, Orla Bardot, mirante de Búzios e a Praia de Geribá, com destaque para o Chez Pitu Praia Hotel, acomodação da Booking.com uma piscina à beira mar com uma vista incrível do entardecer.

7) Cartagena, Colômbia

O melhor lugar para ver o pôr do sol em Cartagena é da vista privilegiada do alto das muralhas que cercam o centro histórico da cidade. Se o viajante curte um agito, a dica é procurar os bares e restaurantes como o Café del Mar, que diariamente reúnem centenas de pessoas para beber uma cerveja ou um drink, ouvindo uma boa música e curtindo o fim de tarde. Mas é importante chegar cedo, para conseguir pegar com tranquilidade uma mesa e apreciar o sol se escondendo no horizonte. Com excelente localização, uma boa dica é a acomodação no Edifício Morros 3, com nota 9,1 na Booking, selo Viagens Sustentáveis e piscina ao ar livre.

8) Salvador, Brasil

Salvador tem tantos lugares com visuais diferentes para assistir ao pôr do sol que fica até difícil escolher o mais bonito.  A cidade tem um charme especial: toda sua costa litorânea é voltada ao oeste, lado onde o sol se põe no horizonte. Alguns locais são clássicos para acompanhar o sunset soteropolitano, como o Farol da Barra, Rio Vermelho, Baía de Todos os Santos e o Elevador Lacerda. São vários ângulos, estilos e propostas que fazem o viajante se apaixonar pelo entardecer cheio de axé que só a Bahia tem. Uma dica é o Monte Pascoal Praia Hotel Salvador, acomodação com o selo Viagens Sustentáveis da Booking.com, com vista para o mar da Praia do Farol da Barra e um café da manhã que conquista os viajantes com mais de 80 opções, incluindo quitutes baianos como tapioca, cuscuz e beiju.

9) Rovinj, Croácia

Rovinj é uma cidade de praia no norte da Croácia. Apesar de ser um destino muito procurado para as férias pelos europeus, o local, que tem um dos pores do sol mais lindos, ainda é pouco explorado pelos brasileiros. Os turistas podem esperar belas praias, atividades como mergulho, snorkel e caiaque, além de um entardecer com uma vista deslumbrante da cidade, na companhia ilustre dos golfinhos, que costumam frequentar o arquipélago. Uma boa dica é a Guest House Golden Goose, com acomodações aconchegantes e localizada à 100m da Praia Baluota.

10) Oia, Grécia

Assistir ao pôr do sol em Oia é parada obrigatória no roteiro de visitantes do lugar. A paisagem grega com as casinhas brancas, o mar como plano de fundo e a aquarela de cores no céu proporcionada pelo desaparecer do sol formam um cartão postal digno de filme. A vila é toda formada por casinhas brancas, que foram construídas sobre falésias, e, no final da tarde, as pequenas ruas do local ficam cheias e badaladas de pessoas que querem encontrar o melhor ângulo para acompanhar esse espetáculo da natureza. Vale escolher hospedagens com vista para a Caldeira Vulcânica, como o Oia Mare Villas. O hotel tem parte das acomodações voltadas para o mar, para o hóspede ver o espetacular pôr do sol grego direto da jacuzzi do quarto.

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que pretende viajar nos próximos 12 meses. No total, 1.000 entrevistados no Brasil responderam a uma pesquisa on-line em outubro de 2021.

**Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 48.413 entrevistados em 31 mercados. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter 18 anos ou mais, terem viajado pelo menos uma vez a trabalho ou lazer nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2022. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em janeiro de 2022.

***Dados de recomendação da Booking.com de acordo com os destinos mais relevantes e recomendados por viajantes globais para assistir ao pôr do sol.