Rosácea: conheça melhor essa doença de pele que piora no inverno

A rosácea é uma doença inflamatória dos vasos da pele, e afeta mais de 5% da população mundial, principalmente mulheres, entre 30 e 50 anos, segundo pesquisa realizada em 2018, para o artigo científico Incidência e prevalência de rosácea: uma revisão sistemática e metanálise. O problema é caracterizado por vermelhidão excessiva na região central do rosto.

Priscilla Criminacio, co-fundadora da empresa de biocosméticos all.me, nutricionista e especialista em cosmetologia natural, explica que a rosácea se intensifica no inverno devido aos banhos quentes, consumo de chás e bebidas quentes, e ao ressecamento natural da pele causado pela vasoconstrição periférica intensificada pelo frio.

“Pelo fato da rosácea ser um processo inflamatório, biocosméticos com ativos anti-inflamatórios auxiliam na prevenção e reparo da doença, bem como os ativos hidratantes como Aloe Vera, que oferecem hidratação e reparação para a pele”, explica Priscilla.

A rosácea não tem cura, mas pode ser prevenida ou controlada com o uso de cosméticos adequados e evitando comportamentos que agravam o problema. “Quem possui rosácea, tem uma pele mais sensível e mais ressecada, por isso não deve usar produtos com ácidos, deve evitar o consumo de álcool, tabaco e condimentos picantes como a pimenta. O estresse também pode ser um gatilho para o processo inflamatório da pele, por isso é importante adotar um ritual de bem-estar diário, bem como cuidar da saúde mental”, reforça a especialista.

Rosácea e a baixa-auto-estima

Uma pesquisa realizada em 2020, por médicos ao redor do mundo, buscou entender os efeitos da rosácea além do visual, ou seja, os danos psicológicos causados pela doença. O estudo constatou que 22% das pessoas afetadas pela doença se sentem envergonhadas pelo rosto vermelho, sentimento que atrapalha sua vida social e impacta na autoestima.

Aquela sensação de sentir o rosto pegando fogo ao falar em público até manchas vermelhas nas bochechas e nariz que não vão embora são os principais efeitos da rosácea, e podem causar extremo desconforto no dia a dia.

Por terem uma pele sensível, muitas pessoas com rosácea não conseguem usar cremes ou cosméticos convencionais, pois esses produtos contém muitos ativos sintéticos e conservantes agressivos que podem agravar o quadro. Por isso, a all.me desenvolveu um kit sob medida para ajudar a acalmar os sintomas dessa condição.

A criação Acalma.me é perfeita para peles que necessitam de acalmia. “Nossa pele é o principal órgão de defesa e nos protege das agressões externas, então manter a sua integridade é fundamental para a saúde. Os PhytoComponentes deste Kit vão promover a acalmia, garantindo a integridade, cicatrização, normalização e hidratação da pele”, revela Priscilla.

O kit contém o Oleato de Calêndula, rico em carotenóides e óleos essenciais, com propriedades anti inflamatória, antisséptica, imunoprotetora, epitelizante e cicatrizante. Indicado para tratar pele injuriada, sensível, reativa e com tendência a dermatites.

Combinado ao aroma de Pitanga e Lavanda. O primeiro rico em sesquiterpenos como germacrona, furanodieno, germacreno-β, β-elemento e curzereno, o hidrolato de Pitanga tem ação antimicrobiana, antioxidante, antifúngica e revitalizante. Indicado para peles desgastadas e envelhecidas.

O óleo essencial de Lavanda Francesa, por sua vez, é um dos mais utilizados em aromaterapia para tratamento de ansiedade, insônia e estresse. Na pele, o efeito é cicatrizante, antioxidante, anestésico e, por isso, é indicado para peles sensibilizadas, agredidas e propensas a dermatite, recém-barbeadas e recém-depiladas.

E para finalizar um extrato natural de Manga, extraído direto do fruto, rico em vitaminas C e do complexo B, sais minerais como ferro, cálcio e fósforo, mucilagem, ácido cítrico e málico, flavonoides e açúcares. É indicado como hidratante, suavizante, emoliente e remineralizante. Além destas propriedades atua também como renovador celular e antioxidante, por ser fonte de ácido ascórbico e AHA.

Beleza natural e única

A all.me é uma marca de biocosméticos personalizáveis que nasceu para inspirar o autocuidado e a atitude de fazer as suas próprias escolhas em relação aos cuidados com a pele. Em seu portfólio apresenta um leque de preciosidades para que o consumidor personalize o skincare à sua maneira.

Com uma coleção rica em extraordinários bioativos naturais, é adequada para uso profissional em cabine ou homecare. Além de produtos individuais, também oferece kits para iniciantes que já combinam os ativos com as phytobases em creme ou gel.