374,1 mil doses da vacina da Astrazeneca chegam ao Paraná

Chegaram ao Paraná na noite desta segunda-feira (17) mais 374.100 novas doses do imunizante Covishield, produzido na parceria entre Universidade de Oxford, AstraZeneca e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As vacinas contra a Covid-19 integram a 20ª remessa enviada pelo Ministério da Saúde ao Estado. Fazem parte da remessa, também, mais 39.780 doses da vacina Comirnaty/Pfizer, previstas para chegar nesta terça-feira (18)

Chegaram ao Paraná, na noite desta segunda-feira (18), 374.100 novas doses do imunizante Covishield, produzido na parceria entre Universidade de Oxford, AstraZeneca e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). - Curitiba, 17/05/2021 - Foto: Américo Antonio/SESA

As doses da Covishield desembarcaram às 23h20 de segunda-feira no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Na sequência, foram enviadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para conferência e armazenamento até sua distribuição às 22 Regionais de saúde, o que deve ocorrer ainda nesta terça.

As doses da AstraZeneca são destinadas a quatro grupos prioritários. São 229.100 doses para a aplicação da segunda dose (D2) em pessoas de 60 a 64 anos e de 65 a 69 anos, e 145 mil para a primeira dose (D1) de pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência. Já as doses da Pfizer são direcionadas para a primeira dose dos grupos de comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência.

“Temos cumprido nosso compromisso de enviar todas as doses aos municípios no menor tempo possível. Temos capacidade de vacinar de 150 a 200 mil paranaenses por dia. Nosso objetivo é sempre acelerar a aplicação para imunizar cada vez mais paranaenses”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

Distribuição

A distribuição das vacinas às 22 Regionais do Estado será realizada por vias terrestre e aérea, com apoio das aeronaves do Governo, levando os imunizantes às regionais mais distantes da Capital. Junto das doses da Astrazeneca, mais 368,8 doses de vacinas contra Covid-19 serão enviadas aos municípios.

O quantitativo é composto por doses residuais das 18ª e 19ª remessas, sendo 22.230 doses da Comirnaty (Pfizer/BioNTech), 118 mil doses da Covidshield (AstraZeneca/Oxford/Fiocruz) e ainda 188.800 doses da CoronaVac (Butantan/Sinovac).

Vacinação

No total, o Plano Estadual de Vacinação estima 4.812.142 pessoas compondo os 28 grupos prioritários da imunização. Até a manhã desta terça-feira, 2.151.343 paranaenses haviam recebido a primeira dose e 1.111.201 a segunda, completando sua imunização contra o coronavírus. Os números foram atualizados às 8h29.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.