5 dicas para parar de tossir e dormir a noite toda

Com a chegada do inverno, não é incomum acordarmos no meio da noite com uma crise de tosse. Nesta estação, as temperaturas baixas, o tempo seco e a baixa umidade contribuem para este cenário. Sem contar que além das características da estação do ano, outros fatores podem incentivar e desencadear a tosse. Identificar a origem do problema é muito importante já que isso desempenha um grande papel na escolha da medida certa para curá-la. Por exemplo, quando se está em um ambiente diferente, seja em um período de férias ou visita a um amigo ou parente, um quadro alérgico pode surgir repentinamente. Cigarro, asma e, até mesmo, alguns medicamentos também podem fazer com que a tosse apareça.

A  equipe de pesquisadores e cientistas da Emma Colchões preparou algumas dicas que podem ser de utilidade neste período em que é tão comum ver alguém tossindo e contribui para noites de sono mais restauradoras.

1. Beba algo quente

Não há muitas evidências científicas de que uma bebida quente irá curar uma tosse, mas há relatos de que ela pode ajudar a respirar mais facilmente. Não por acaso, muitas avós recomendavam um chá quente ou uma tigela de sopa antes de dormir. Isso porque uma bebida quente pode limpar a congestão nasal e proporcionar uma sensação de aquecimento. Curiosamente, a mesma bebida em temperatura ambiente pode reduzir tosses, espirros e narizes escorrendo. Então, se você não quer ter tempo para aquecer algo, você sempre pode beber algo rapidamente para ajudar a limpar esse congestionamento e, possivelmente, remediar a tosse.

2. Coma um pouco de mel

Alguns estudos relataram que consumir um pouco de mel antes de ir para a cama ajudou as crianças que haviam desenvolvido tosse a dormirem mais profundamente. No entanto, este tratamento não serve apenas para crianças. O mel é conhecido por ser um remédio útil contra infecções virais, fúngicas e bacterianas.

3. Eleve seu pescoço e cabeça

Como dormir de lado ou deitado na cama pode fazer com que o muco fique preso na garganta, é indicado elevar a cabeça usando um travesseiro. A Emma, por exemplo, oferece ao mercado o travesseiro antiestresse, com 3 camadas de espuma que tornam a altura ajustável. Essa personalização contribui para que se encontre a posição certa para que fique perfeitamente confortável enquanto a cabeça permanece elevada. Certifique-se de não levantar muito a cabeça, pois isso pode causar dor ou desconforto.

4.Remédio para tosse sem prescrição

Embora o primeiro instinto de algumas pessoas possa ser o de correr à farmácia e comprar remédios para tosse, não existe consenso entre os pesquisadores sobre a real eficácia deles. Alguns medicamentos registraram pouco efeito sobre a tosse real, mas introduziram um conjunto de efeitos colaterais nos usuários. Especialistas também alertam que suprimir uma tosse com medicação pode levar a um estado prolongado do próprio resfriado.

5. Use um umidificador

“Em um quarto muito seco, pode ser interessante investir em um umidificador. Alguns estudos mostram que as passagens nasais se limpam mais facilmente em níveis mais altos de umidade, o que pode ajudar com a tosse ou o resfriado. O número mágico está em atingir-se um nível de umidade entre 30% e 50%, capaz até de proteger contra a gripe”, explica a psicóloga especializada em terapia cognitiva comportamental para insônia da Emma Colchões, Theresa Schnorbach. É necessário cuidado, contudo, já que altos níveis de umidade também podem agravar os sintomas do resfriado em alguns casos. Certifique-se de também limpar seu umidificador com frequência se decidir investir em um.

A pesquisadora reforça que algumas destas dicas podem ser úteis para superar problemas de tosse, mas se os sintomas persistirem ou até mesmo ficarem pior é importante consultar um médico. “As doenças de inverno exigem atenção redobrada ao autocuidado. E o sono, nesta ou em qualquer estação, ajuda na nossa saúde”, finaliza Theresa.