Acne: como prevenir e cuidar da pele

A limpeza e higiene diárias podem diminuir a evolução dos danos no rosto

Vamos falar de cuidados com a pele, especialmente com quem tem acne? É preciso estar atento, principalmente com a limpeza e hábitos de higiene diários. A acne é uma lesão inflamatória que acontece na pele, principalmente em adolescentes, mas podendo surgir nos adultos. E ela pode ser caracterizada também por vários graus.  A seguir, veja dicas da dermatologista, Bruna Martini:

Os graus da acne:

Grau 1: são cravinhos, tanto os fechados quanto os abertos;

Grau 2: espinha evolui para pústula, quando surge pus e ela fica amarelada;

Grau 3: formas de espinha interna, nódulos doloridos;

Grau 4: junção de nódulos doloridos em muitas quantidades, podendo evoluir para outros casos mais graves, como febre.

Como cuidar:

O primeiro passo é sempre fazer a remoção da maquiagem, no caso das mulheres. Depois usar filtro solar, no mínimo fator 30 e sempre reaplicado a cada duas horas, principalmente no rosto. Importante fazer a remoção da maquiagem a noite, antes de dormir, usando em conjunto cremes anti-acne e ácidos.

No caso dos homens, um problema muito comum é o surgimento de pseudo-foliculite, que é o hábito de usar a lâmina de barbear, de alguma forma incorreta pode raspar o pelo, ele entorta e volta para dentro da pele, podendo surgir pus. É importante trocar a lâmina frequentemente, não passa a lâmina no seco, lavar bem com água gelada, passar loção pós-barba sem álcool. Uma dica é usar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos.

Veja entrevista e reportagem completa no Destaque Londrina desta quinta-feira (14):