Alerta: nova onda dos raspadores de língua pode ser prejudicial à saúde bucal

A nova onda das influenciadoras digitais é inserir na sua rotina de cuidados diários o raspador de língua. A utilização é feita logo pela manhã, ao acordar, antecedendo a primeira escovação. Mas, o acessório é realmente eficaz? “O hábito de usar raspadores de língua vem da medicina Ayurvédica, com a finalidade de eliminar toxinas do corpo e melhorar hálito, digestão, entre outros benefícios”, explica a ortodontista, Viviane Vivaldi.

Foto: Andrey Popov/ Getty Images/iStockphoto

Apesar de não haver contraindicações, a especialista alerta para o uso indiscriminado do adereço. “Alguns de cobre, dependendo da intensidade que é usada, pode ferir a língua, causando uma lesão, ainda que superficial, mas muito mais propícia para proliferação de bactérias.”

A orientação da dentista é escovar a língua com a escova dental. “Já podemos obter resultados satisfatórios com a escovação lingual, sem aplicar muita força. Ainda, há algumas escovas que possuem um verso de silicone, menos agressivo, que também funciona bem”, relata. “Língua suja é sinal de má higiene e pode causar halitose, proliferação de fungos, cáries, entre outros problemas”, alerta.

Mas, como saber se minha língua está saudável? “Uma língua não saudável apresenta alteração em seu aspecto natural, como: rugas, escurecimento da superfície, manchas esbranquiçadas ou castanhas. Uma língua saudável é rosada, sem muitas ranhuras e sem odor”, explica.

E como garantir uma boa saúde bucal? “O básico bem feito está de bom tamanho: fio dental entre todos os dentes, escovação ao acordar e após cada refeição e, se tiver em casa, fazer o uso de um enxaguante bucal. Além disso, é importante visitar o seu dentista de seis em seis meses para fazer uma limpeza e uma checagem geral”, finaliza.

Informações da Assessoria de Imprensa

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.