Alta da gasolina, pandemia e busca por transportes alternativos impulsionam vendas de bikes elétricas

As recorrentes altas da gasolina vêm transformando a maneira com a qual as pessoas se locomovem na cidade. Prova disso é o dado levantado por uma pesquisa realizada pela Aliança Bike, a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, que mostrou que no primeiro semestre de 2021, as vendas de bicicleta tiveram uma alta de 34,17% se comparado ao ano anterior.

Foto: Divulgação

Além disso, a pandemia do coronavírus é outro fator que está transformando a relação das pessoas com os meios de transporte. Foi isso que aconteceu com o técnico em informática André Rempel, que resolveu transformar sua bicicleta em elétrica, para poder percorrer 14 km que separam sua casa do trabalho. “Durante a pandemia fiquei muito receoso de andar de ônibus. Como trabalho longe de casa, a bicicleta elétrica sempre foi um desejo”, conta ele.

Mas para muitas pessoas, o sonho de ter uma bicicleta elétrica parece estar longe. O valor médio de uma bicicleta elétrica chega a R$ 6,5 mil no Brasil, o que acaba sendo um impeditivo na hora da escolha. Pensando nesse cenário e com o objetivo de tornar a bike elétrica mais acessível, a Two Dogs, marca brasileira e pioneira na venda de skates, patinetes e bicicletas elétricas, resolveu lançar um kit elétrico, que pode ser instalado em qualquer bicicleta e que oferece economia de até 50%.

“O que a gente quer é que cada vez mais as pessoas considerem a bike elétrica como um meio inteligente de se locomover. Além de não ser poluente, é segura, ágil e econômica. Por isso, o kit elétrico é uma maneira de popularizar essa possibilidade, podendo ser instalado em qualquer bicicleta e auxiliando o ciclista nas subidas”, explica o CEO da Two Dogs, Marcos Fortuna.

Em comparação com 2020, as vendas do produto tiveram um aumento de 25%, e a estimativa é que até o final do ano as vendas sejam triplicadas. “O kit é compatível com bicicletas de aro 20’, 26’ e 29’, o que amplia bastante as possibilidades, e a instalação é rápida e prática”, conta Fortuna.

Entre as vantagens da transformação de uma bicicleta regular em elétrica, estão a possibilidade de não cansar tanto, de não suar, de uma mobilidade mais rápida e de conseguir andar por subidas de maneira mais prática. “A bike elétrica ainda tem a vantagem de não poluir e transita em uma velocidade segura pelas vias”, lembra Fortuna.

Para quem utiliza a opção diariamente, a qualidade de vida também melhora. “Levo cerca de 35 minutos pra chegar no meu trabalho com a bicicleta elétrica. De ônibus esse tempo chegava a uma hora e meia. Certamente economizei tempo, dinheiro e ganhei saúde com essa escolha”, finaliza Rempel.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.