Anvisa registra 5 casos de coágulos em vacinados com AstraZeneca, mas descarta relação com vacina

Por Lisandra Paraguassu

Profissional de saúde aplica dose de vacina da AstraZeneca em hospital de Brasília

BRASÍLIA (Reuters) – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu cinco notificações de efeitos adversos em pessoas que receberam a vacina da AstraZeneca no país, com a formação de coágulos, mas em quatro deles não foi encontrada relação com a vacinação, enquanto um ainda está em estudo.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira em entrevista de técnicos da Anvisa, depois do anúncio da concessão do registro definitivo da vacina no Brasil.

Segundo a gerente de Farmacovigilância da Anvisa, Helaine Carneiro, apenas um caso ainda está sendo analisado, mas até agora não foi possível relacionar o aparecimento dos coágulos nos pacientes com a aplicação da vacina.

Carneiro explicou que o aparecimento de coágulos é comum em pessoas mais velhas, e disse que as mais de 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca aplicadas no Brasil foram destinadas majoritariamente a idosos.

“Idosos podem ser acometidos por essas doenças independentemente de vacinação ou não, “afirmou.

Esta semana, países europeus como Áustria, Dinamarca e Noruega suspenderam a aplicação da vacina da AstraZeneca depois do registro da formação de coágulos em pessoas que foram vacinadas. As autoridades de saúde dos países informaram que a suspensão foi uma medida preventiva, já que não há como, no momento, relacionar os casos com a vacina.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Agência Europeia de Medicamentos indicaram que a vacinação deve continuar a ser aplicada e que não há provas da relação dos coágulos com a vacina.

A vacina da AstraZeneca, desenvolvida em parceira com a Universidade de Oxford e produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), recebeu nesta sexta-feira o registro definitivo da Anvisa. Até o momento, estava sendo aplicada com registro emergencial.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2B17Z-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.