Conheça os principais mitos sobre o mau hálito

O mau hálito, ou halitose, é um sinal ou sintoma de que algo está em desarmonia no seu organismo sendo associado a causas bucais simples ou mais complexas. Segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), 57 milhões de brasileiros – o que representa 30% da população do país – são atingidos pela halitose.

Devido a esse grande número de pessoas, diversos mitos e boatos são espalhados a respeito do problema. A atual Conselheira Consultiva da Associação Brasileira de Halitose, Dra. Cláudia Gobor cita como os 3 principais burburinhos sobre o mau hálito as seguintes questões:

‘’O mau hálito vem do estômago’’

‘’Dietas restritivas causam o mau hálito’’

‘’Chicletes e balas acabam com o mau hálito’’

Segundo a especialista, essas afirmações não passam de mentiras que encobrem as verdadeiras causas e soluções da halitose.

O mau hálito, de forma alguma vem do estômago. Os odores relacionados às substâncias de alimentos específicos não se originam do órgão, e sim da relação do alimento em si com o sistema oral. Na questão sobre as dietas restritivas isso também se encaixa, uma vez que, o odor se refere ao processo de queimas calóricas pois ‘’o organismo entra no processo conhecido como cetose. Nele, o corpo converte a gordura em três tipos de cetose, incluindo a acetona, que confere à boca o mau hálito”, explica a Dra. Cláudia.

Já sobre os chicletes e balas acabarem com o mau hálito, isso realmente é apenas um fator mascarador e momentâneo. De acordo com a dentista, “os chicletes não substituem, em nenhum momento, uma higienização correta. Eles apenas dão, nesta situação, um odor mais agradável à boca, atuando como verdadeiro mascarador”, o que não resolve o real problema.

O mau hálito pode ser originado de diversas outras questões que podem ser tratadas. Para prevenir esse cenário, mantenha a sua saúde bucal em dia investindo em uma higiene correta, e se tiver alguma dúvida sobre ter halitose ou não, consulte um profissional capacitado em investigar e tratar corretamente as alterações de hálito.

Serviço: Dra. Cláudia Christianne Gobor

Cirurgiã Dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose

Ex-Presidente da Associação Brasileira de Halitose e Atual Conselheira Consultiva

website: https://www.bomhalitocuritiba.com.br/

(41) 3022-3131 | (41) 99977-7087

Redes sociais:

Instagram: @bomhalitocuritiba

Facebook: @bomhalitocuritiba