Dez dicas para comprar pescados de qualidade e com segurança

Muitas pessoas têm a tradição de comer peixe na Semana Santa. Fresco, congelado ou salgado, o importante é adquirir um produto saudável.

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Devido à pandemia do coronavírus, neste ano, não serão abertos os tradicionais pontos de pescados de Curitiba. Além disso, as feiras livres estão suspensas até o dia 5 de abril, mas é possível adquirir os produtos dos feirantes no site Feiras Livres.

Para garantir uma boa compra, preservar a saúde e a segurança alimentar, a gerente técnica de Controle de Qualidade da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Virginia Afonso Gasparini, dá dez dicas importantes na hora de escolher o pescado.

Confira:

  1. Compre apenas em estabelecimentos limpos, com os atendentes uniformizados, e que tenham passado por monitoramento periódico, como os realizados pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) no Mercado Municipal e no Mercado Regional. As feiras da Prefeitura também são monitoradas, mas estão suspensas até o dia 5 de abril.
  2. Fique atento à temperatura dos produtos vendidos nas peixarias. Os pescados frescos e resfriados devem ficar entre -2°C e 2°C. Os balcões dos estabelecimentos devem trazer a indicação da temperatura interna.
  3. Observe se o produto está livre de contaminantes, como areia, pedaços de metais, plásticos, combustíveis, sabão e moscas.
  4. Peixes frescos têm olhos brilhantes e salientes. As escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele. As guelras têm que possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade. O odor do peixe é característico, mas não pode ser repugnante.
  5. Se for adquirir o pescado inteiro, peça para o funcionário da peixaria retirar as vísceras antes de levar o produto para casa.
  6. Se for adquirir produtos congelados, confira na embalagem o que informa o fabricante. Observe também que a embalagem e o produto não podem estar molhados ou com formação de cristais de gelo, pois são sinais de que o equipamento foi desligado ou teve a temperatura reduzida.
  7. “Pescado seco” deve ser dessecado de forma apropriada, ou seja, sem adição de sais. O “pescado salgado seco” é dessecado inteiro e tratado com sal (cloreto de sódio). Ele deve estar armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos, com ausência de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial e amolecimento. Não pode apresentar odor desagradável.
  8. Na hora de comprar peixes embalados, é preciso observar a existência de etiqueta com o nome do produto, o conteúdo líquido (quantidade ou volume), a identificação da origem (país ou local de produção), o lote e o prazo de validade. As embalagens devem trazer ainda os selos do serviço de inspeção federal (SIF), estadual ou municipal.
  9. Muito procurado na Semana Santa, o bacalhau é vendido resfriado dessalgado, dessalgado congelado e resfriado. Nos três casos, é preciso ficar atento ao armazenado (limpeza), à temperatura correta do produto e ao rótulo, se for embalado.
  10. Qualquer que seja o produto, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal na hora da compra, pois ela é necessária para a troca ou reclamação de possíveis problemas.

Informações da Assessoria da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.