Doença do beijo no Carnaval: como evitar?

Especialista alerta para a prevenção de doença, que pode ser assintomática

Após mais de dois anos de pandemia, a comemoração do Carnaval está de volta com tudo em 2023. As opções de festas, bailes, blocos e desfiles são muitas e a folia é um convite propício para o contato direto entre as pessoas. Com isso, beijos, abraços, namoros e relações sexuais tendem a aumentar devido ao clima descontraído de uma das celebrações mais populares da cultura brasileira.

Foto: Divulgação/Adobe Stock

“É claro que diversão com responsabilidade e segurança é importante, saudável e inclusive deve fazer parte da vida das pessoas, mas também é importante que a população redobre atenção, principalmente nos cuidados com a saúde bucal”. O alerta é da dentista e professora de periodontia da Faculdade Herrero, Gabriela Moraes, que informa que a mononucleose, conhecida como doença do beijo, é uma infecção causada por vírus e transmitida pelo contato com a saliva.

Gabriela explica que “os sintomas incluem fadiga, febre, irritação na pele, glândulas inchadas e podem ser facilmente confundidos com doenças respiratórias. Os idosos podem não ter sintomas típicos”, explica ela. A dentista declara que o tratamento da doença do beijo envolve repouso, ingestão de líquidos, analgésicos ou antitérmicos, dependendo do caso.

Carnaval oferece outros riscos para a saúde bucal

Segundo a professora, além da mononucleose, outras doenças de boca também devem ser evitadas em épocas como o Carnaval, como sífilis, herpes, candidíase, HPV e gonorreia. É importante ter cautela e cuidar na escolha do parceiro para não ter problemas após a festa, alerta Gabriela.

“Caso contrário o Carnaval poderá se tornar um momento de contaminação, com danos à saúde bucal, ao invés da diversão. Nossa recomendação é que a cada seis meses seja feita uma consulta regular ao dentista para avaliar e evitar maiores dificuldades, pois todo tratamento quando diagnosticado em fase inicial tem maior chances de efetividade”, finaliza a especialista.

Serviço de atendimento à população

A Faculdade Herrero, especializada na área da saúde há 20 anos, oferece atendimento clínico de odontologia à população. Para agendar consultas é necessário entrar em contato pelo telefone (41) 3016-1930 e confirmar disponibilidade de agenda. A consulta é realiza por estudantes de Odontologia, monitorados pelos professores da instituição. O atendimento é gratuito, sendo cobrado apenas uma taxa social.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.