Em dois meses, UBSs de Foz do Iguaçu atendem 3,8 mil pessoas com sintomas de covid-19

Um levantamento da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu aponta que 3.811 pessoas com sintomas de covid-19 foram atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Desse número, 770 tiveram resultado positivo para a doença. 

Foto: Divulgação Prefeitura Foz do Iguaçu

As unidades estão atendendo os casos sintomáticos da doença há dois meses, devido à medida que descentralizou o atendimento, antes realizado exclusivamente no Hospital Municipal Padre Germano Lauck e na Unidade de Pronta Atendimento (UPA) Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi.

Desde março deste ano, pacientes com sintomas do coronavírus podem buscar atendimento em 10 das 30 UBSs da cidade. As unidades estão preparadas com um consultório próprio para os casos sintomáticos. As equipes foram capacitadas e contam com equipamentos de segurança para o atendimento. 

“A escolha dos postos de saúde para esse atendimento levou em conta também a disponibilidade de uma farmácia para atender a população, sem que seja preciso o deslocamento para outra unidade de saúde”, disse a secretária de Saúde, Rosa Jeronymo. Ela explica, ainda, que o atendimento nas unidades básicas de saúde já era recomendado pelo Ministério de Saúde desde o início da pandemia. 

Mesmo ampliando o atendimento para sintomas da covid-19, os demais serviços oferecidos pelas Unidades seguem normalmente. “Quando tomamos a decisão de descentralizar o atendimento, a maior preocupação era atender a todos próximo de suas casas e evitar a circulação do vírus e o risco de contaminação de outras pessoas”, reiterou a secretária. 

Com a facilitação do acesso ao atendimento, o objetivo é incentivar que as pessoas busquem auxílio logo no início dos sintomas, com o objetivo de reduzir a chance de agravamento da doença. 

Procedimento

A secretária explicou que ao ser identificado o quadro sintomático respiratório, o paciente é encaminhado ao consultório exclusivo dentro da unidade para o atendimento médico. Ele responde um questionário padrão que dará suporte ao monitoramento. Em seguida, é notificado para iniciar o isolamento social e deverá realizar a testagem na UPA do Morumbi. 

Se o caso for confirmado, o paciente com covid-19 será monitorado pelas equipes da unidade de saúde e, se necessário, receberá os medicamentos para os sintomas apresentados.

UBSs que atendem casos suspeitos da Covid-19

As unidades que estão atendendo pacientes sintomáticos respiratórios são as seguintes: UBS Profilurb II; Unidade de Saúde 24h Padre Ítalo, no Porto Meira; UBS Vila Yolanda; UBS do Morumbi II; UBS São Roque; UBS Jardim São Paulo I; UBS São João; UBS Jardim Jupira; UBS Cidade Nova; e UBS Vila C Velha.

Informações da Prefeitura de Foz do Iguaçu

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.