Estudo avalia benefícios do reiki para saúde mental na pandemia

Realizado por pesquisadores da Fiocruz durante a pandemia do coronavírus, um estudo aponta que o reiki é uma prática que pode reduzir sintomas emocionais, como medo da morte, pânico e ansiedade, promovendo melhoria na saúde mental. A pesquisa qualitativa destaca também que a escuta terapêutica é fundamental para gerar empatia, vínculo e redução do sofrimento psíquico.

Foto: Divulgação

Durante a pandemia, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) se mostraram aliadas ao tratamento de pacientes com covid-19. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou, em maio de 2020, uma recomendação para que gestores públicos as incluíssem e divulgassem na assistência ao combate da doença.

Realizada no período de março de 2020 a dezembro de 2022, na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), o estudo teve como objetivo aplicar o reiki – com escuta terapêutica em teleatendimentos via celular – em  mulheres sob cuidados psiquiátricos na pandemia, suprindo limitação do acesso presencial a consultas médicas e intervenções psicossociais. 

O estudo foi conduzido pela pesquisadora em Saúde Pública Zelia Pimental Andrade e pelo médico psiquiatra Mario Roberto Romano. A metodologia seguiu diversas etapas, entre elas “acolhimento para celebração de acontecimentos do cotidiano, da superação de desafios e valorização da vida, escuta terapêutica para nortear a conduta terapêutica e gerar vínculos entre usuário e terapeuta, aplicação de reiki via celular acompanhado de sons de alta vibração (como músicas para reiki), relato on-line das usuárias sobre efeitos do reiki para o terapeuta reikiano, conferidos nas consultas presenciais pelo psiquiatra”, explica a cientista.

As usuárias não receberam outras terapias no período. Foram 92 teleatendimentos, com média de 17 por usuária, semanal e por uma hora. O estudo contou com oito mulheres com transtorno depressivo e agudo ou em remissão. 

As escutas terapêuticas revelaram medo da morte, pânico, ansiedade, impotência, insônia, tristeza e dores no corpo. Os relatos dos efeitos do reiki incluiram paz, leveza, melhora do sono e das relações familiares. Já as consultas psiquiátricas mostraram redução da ansiedade, de dores no corpo e tristeza, melhora da autoestima e do autocuidado com redução e interrupção de medicações psiquiátricas.

“Como análise crítica recomendamos que é necessária a oferta de reiki para um maior número de usuários atendidos pelos serviços de saúde mental e a longo prazo para que a efetividade dos resultados possa ser melhor estabelecida”, afirmam os pesquisadores. Diante dos resultados, eles ressaltam a importância do acompanhamento do efeito do reiki na manutenção da saúde mental, “já que houve diminuição gradual das medicações psiquiátricas em metade das pessoas atendidas”.  Duas usuárias interromperam o uso, sob orientação médica.

Reiki

A Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS) aplicada – o Reiki – é uma terapia de imposição de mãos, também podendo ser aplicada a distância. Neste ano comemora-se o seu centenário. O reiki faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC, 2017) do Sistema Único de Saúde (SUS). Sem a necessidade do toque, o reiki é uma terapia japonesa centenária que também permite ser aplicada à distância. 

Reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as PICs começaram a ser implementadas pelo SUS, de forma gratuita, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em 2006. Elas não substituem os tratamentos tradicionais, mas são benéficas no tratamento complementar de várias doenças, de acordo com estudos. 

Informações da Agência Fiocruz

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.