Falta de exames na pandemia amplia número de casos avançados de câncer de mama

Muitas doenças podem ser facilmente tratadas quando existe um diagnóstico precoce. Uma delas é o câncer de mama, que segundo o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), tem cerca de 95% de chance de cura, quando descoberto no início. Infelizmente, por conta dos fatores da pandemia, o diagnóstico de casos avançados aumentou, o que reforça a necessidade de conscientização sobre a importância da detecção da doença no começo.

Foto: Divulgação

Esse cuidado e atenção começam dentro de casa, com o autoexame e se estendem às consultas e exames de rotina, essenciais para a detecção da doença. É necessário muita atenção para os fatores de risco, principalmente os hereditários e hormonais.

Este ano, o Hospital Erasto Gaertner, parceiro do Grupo Massa no projeto Outubro Rosa Ligga, reitera seu compromisso com a prevenção e o tratamento. Referência no atendimento oncológico no Sul do país, a instituição de saúde registrou crescimento de 30% no número de pacientes com casos graves dos vários tipos de câncer, sobretudo o de mama, de intestino e de pele.

Essa alta, observada nos anos de 2021 e 2022 em relação a 2020, é atribuída à redução da procura da população por atendimento médico para os tumores. Por conta da pandemia, muitos pacientes adiaram consultas e exames, o que traz um alerta e uma necessidade de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce.

Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), 70 mil diagnósticos de câncer deixaram de ser realizados no período mais crítico da pandemia em 2020, entre os meses de março e junho. Números divulgados pelo Ministério da Saúde também mostraram que houve queda de 84% no número de mamografias feitas no país em 2021.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) também confirmam a queda de cerca de 40% nos exames de mamografia no ano de 2020. Em 2021 e 2022 já é possível perceber uma tímida retomada nos cuidados e exames preventivos, mas é preciso reforçar a importância desse tipo de rotina médica.

No levantamento de 2021 do Sistema Único de Saúde (SUS), existe a divisão entre as mamografias diagnósticas, realizadas quando há suspeita de tumores e as mamografias de rastreamento, que são as preventivas. Os números de mamografias diagnósticas foram significativamente mais altos, o que confirma o aumento de diagnósticos de casos mais avançados.

O médico José Clemente Linhares, chefe do Serviço de Ginecologia e Mama do Hospital Erasto Gaertner, chama atenção sobre a proteção da saúde da mulher e para a retomada dos cuidados. “É preciso que a população feminina volte a fazer os exames de rotina, uma vez que ainda há uma inércia nesse sentido em razão da pandemia.”

As Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama no Brasil apresentam as atuais recomendações para diagnóstico precoce e rastreamento, que incluem a mamografia anual em mulheres assintomáticas a partir dos 40 anos de idade. Já, se houver histórico familiar, o indicado é realizar anualmente o exame a partir dos 35 anos. Após os 20 anos, a mulher deve fazer o autoexame de mama todo mês e ser examinada pelo médico pelo menos a cada 3 anos. O rastreamento busca detectar a doença ainda no início e também reduzir o número de cirurgias desnecessárias.

Grupo Massa apresenta: Outubro Rosa Ligga

Em outubro, o Grupo Massa realiza uma mega campanha de conscientização sobre o câncer de mama, é o Outubro Rosa Ligga. Este ano, a campanha está na sua 6ª edição e contará com o tradicional show beneficente, no dia 23 de outubro, com diversos artistas nacionais na Arena da Baixada. O valor arrecadado no evento será destinado ao Hospital Erasto Gaertner, referência no tratamento do câncer no Brasil.

Nesta edição, grandes cantores nacionais estão se unindo ao Grupo Massa nesta causa e para celebrar a vitória das mulheres que enfrentaram a luta contra o câncer estarão presentes Naiara Azevedo, Felipe Araújo, Thaeme e Thiago, Paula Fernandes, Ana Castela, Rick e Renner, Roberta Miranda, Yasmin Santos, Humberto e Ronaldo, Ícaro e Gilmar e para encerrar este grande evento, Eduardo Costa. Em 2019 o Outubro Rosa Grupo Massa reuniu 25 mil pessoas na Arena da Baixada, e este ano a expectativa é que o evento seja ainda maior.

Este grande projeto do Grupo Massa é patrocinado pela Ligga, Nissei, Havan, Odonto Excellence e Mili e tem apoio do Instituto Massa, Hospital Erasto Gaertner e da Fundação Athletico Paranaense.

Serviço

  • Local: Estádio Joaquim Américo Guimarães (Arena da Baixada) – Rua Buenos Aires, 1260 – Água Verde, Curitiba – PR, 80250-070
  • Data: 23/10/2022
  • Hora: abertura dos portões 12h – início dos shows 14h
  • Ingressoshttps://ingressos.athletico.com.br/
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.