Fumacê percorre mais de 60 bairros de Londrina

Para conter o avanço da dengue em Londrina, a Prefeitura estabeleceu algumas ações. Uma delas é a aplicação do fumacê, inseticida que age contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Desde o dia 23 de março, os caminhões estão percorrendo as ruas em que há maior índice de infestação. A aplicação dos cinco ciclos de inseticida totalizou 25 bairros, sendo 10 da zona leste, seis da região central e nove da zona sul.

Porém, com o crescimento dos casos notificados de dengue, o fumacê entrou em uma segunda etapa de aplicação, em mais de 60 localidades. Os caminhões fazem a dispersão do produto quando a temperatura é amena, por serem os períodos mais favoráveis para que o mosquito circule e seja afetado pelo inseticida.

Os horários são de segunda-feira a sábado, das 4h30 às 10h e das 16h às 21h. Aos domingos, apenas pela manhã. Nesse período, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é para que a população proteja os animais domésticos, comedouros, bebedouros e alimentos, evitando a contaminação.

A dispersão do inseticida não é feita em dias de chuva, ventos fortes ou demais condições climáticas desfavoráveis. E o intervalo entre cada aplicação na mesma localidade varia de três a cinco dias. As áreas contempladas nesta segunda programação devem ser atendidas até o dia 30 de abril, prazo que pode ser prorrogado caso haja necessidade.

Bairros programados para aplicação do fumacê:

Região Sul: Pind (Parque das Indústrias); jardins Franciscato, Atlanta, Del Rey, Santa Joana, Campos Elísios, Novo Perobal, Jatobá, Neman Sayhun, Vale Azul, Piza, Monte Belo; conjuntos Saltinho, Jamile Dequech, Alto Cafezal, São Lourenço, Roseira, Cristo Rey; e parque Ouro Branco.

Região Leste: jardins Santa Fé, Marabá, Meton, Castelo, Morumbi, Espanha, Kase, vilas Yara, Casoni, Góes, Santa Terezinha e conjunto Pindorama.

Região Noroeste: conjuntos Parigot de Souza, Chefe Newton, Santa Rita V, Carnascialli, Hilda Mandarino; jardins Vista Bela, Continental, Paraty, Palmas, Maria Celina, Nossa Senhora Aparecida, Maria Lúcia, Santa Madalena, Nova Olinda, Cabo Frio, Imagawa; parques Residencial do Café, São Jorge, Ouro Verde, e Residencial Elisabeth.

Região Oeste: jardins Itamaraty, Bancários, Alvorada, Sumaré e Hedy.

Região Norte: conjuntos Luiz de Sá (I e II), Aquiles, Assis, Semíramis (I e II), Sebastião de Melo, Violin (I e II), Maria Cecília (I e II), Vivi Xavier; jardins Dom Vicente, Campos Verdes, Itapoá, Belém, Paris, Athenas; Heimtal; Portal do Sol, Residencial Professora Marieta, Portal do Sol.

Informações da Prefeitura de Londrina