Gatilho para ansiedade: áudio acelerado do Whatsapp pode gerar sobrecarga mental

Cada vez mais presente no dia a dia da população para comunicação entre amigos, familiares e até no ambiente corporativo, o WhatsApp liberou recentemente a funcionalidade de acelerar a velocidade dos áudios em até duas vezes.


Visto como solução para encurtar o tempo das mensagens longas enviadas pelos usuários, a funcionalidade pode acarretar o aumento dos níveis de ansiedade, como explica a professora de Psicologia da Unopar Pitágoras Giuliana Temple. “Ao acelerar um áudio ou um vídeo, cria-se a sensação de ganho de tempo, mas o que será feito com esse tempo? Provavelmente, ler mais mensagens, ouvir mais áudios, trabalhar mais, gerando uma sobrecarga mental”, destaca a professora.

De acordo com a especialista, esse tipo de comportamento acaba deixando as pessoas em um estado de hipervigilância, o que pode ser um gatilho para uma crise de ansiedade. “A hipervigilância gera um sentimento desagradável, fazendo com que a pessoa fique em alerta a qualquer perigo oculto. Muitas vezes esses perigos não são reais e acabam prejudicando o estado emocional do ser humano, gerando raiva, frequência cardíaca acelerada, paranoia, inquietação e outras sensações que são características de crises de ansiedade”, diz.

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país apresenta a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. O estudo revelou que 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade.

Outros agravantes

A professora alerta para a falta de empatia das pessoas ao ouvirem o áudio de forma acelerada. “Quando aceleramos o áudio não percebemos algumas características na voz das pessoas, por exemplo, não conseguimos identificar tristeza, alegria ou qualquer outro estado emocional, perdendo essa percepção nas relações”, finaliza.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.