Londrina recebe vacinas da Pfizer e inicia aplicação nesta quarta-feira

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu nesta terça-feira (18) uma remessa de 5.850 doses da vacina Pfizer, utilizada para a imunização contra o coronavírus. Seguindo a orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), essas vacinas serão destinadas para as pessoas acima de 50 anos que possuam comorbidades e também, para pessoas com deficiências permanentes. Além disso, as doses serão usadas para a retomada da vacinação das gestantes e puérperas com comorbidades.

Foto: Emerson Dias

Ao todo, 2.427 pessoas pertencentes a essas categorias já fizeram o cadastro eletrônico no portal da Prefeitura, e deverão realizar o agendamento para receber a dose. As equipes da Saúde iniciarão a aplicação das vacinas da Pfizer nesta quarta-feira (19), exclusivamente no Centro de Imunização, que funciona junto ao Centro de Convivência do Idoso – Norte. Com o propósito de lembrar o público-alvo sobre a necessidade de agendamento, a SMS está enviando mensagens de texto para todos os cadastrados. As pessoas que fazem parte dos grupos contemplados podem agendar o horário por meio deste link.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que os profissionais responsáveis pela vacinação passaram por um treinamento específico para a aplicação do imunizante da Pfizer. “Quando estão sob a guarda do Ministério da Saúde, essas vacinas ficam armazenadas em freezers especiais, a uma temperatura de 86 graus negativos. Depois de serem transferidas para a Sesa, elas passam a ser mantidas entre 14 e 20 graus negativos, tendo validade de 14 dias. Como as doses são entregues para a Prefeitura pré-descongeladas, o armazenamento deve ser feito na Sala de Vacinas, entre 2 e 8 graus acima de zero, com prazo de utilização de cinco dias”, afirmou.

O intervalo de aplicação entre as doses da Pfizer seguirá o prazo estabelecido pelo governo federal, que é de doze semanas. Portanto, novas remessas serão entregues posteriormente, para que todas as pessoas que estão sendo vacinadas agora possam receber a dose de reforço.

Informações da Prefeitura de Londrina

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.