Maio cinza alerta população sobre câncer cerebral

Em caso de sintomas como déficits cognitivos e dor de cabeça que muda de frequência, localização e intensidade, pacientes devem buscar atendimento médico

Neste mês, ocorre em todo o Brasil o Maio Cinza, campanha de conscientização sobre o câncer cerebral. Responsável pelas ações voluntárias do corpo humano, o cérebro é também o centro de controle de vários processos orgânicos. A possibilidade de desenvolvimento de um câncer neste órgão corresponde a um panorama grave devido à sua importância.

maio cinza
Foto: Divulgação

O câncer cerebral pode ocorrer basicamente de três formas, segundo explica o neurocirurgião do Pilar Hospital, Leo Ditzel Filho.

“Estas três formas são tumores primários (em que células do sistema nervoso central sofrem uma mutação e começam a se reproduzir de maneira descontrolada, como no glioblastoma multiforme), tumores metastáticos (em que um câncer originário de outro sistema do corpo, como a mama ou o pulmão, envia células que se implantam no cérebro, formando metástases cerebrais) e tumores dos tecidos vizinhos ao cérebro (cabeça, pescoço, cavidades nasais, órbita) que invadem o cérebro ao se expandirem”.

O diagnóstico é feito principalmente por meio de exames de imagem, como a tomografia e a ressonância nuclear magnética. “Pacientes que apresentem sintomas como dor de cabeça de início recente, dor de cabeça que não melhora ou que muda de padrão (frequência, localização, intensidade), crises convulsivas de início recente ou déficit neurológicos (diminuição de força nos braços ou pernas, perda visual ou auditiva) devem ser avaliados pelo médico neurologista, que irá indicar a investigação adequada”, orienta.

O médico relata que não existem medidas específicas que previnam essa doença, além de medidas gerais de promoção da saúde que visam prevenir todo tipo de câncer, tais como: alimentação saudável, prática de exercícios, vida social ativa, evitar o abuso de bebidas alcoólicas e o tabagismo, entre outras.

Leia também:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.