Mais 25 leitos para atendimento à covid-19 são ativados no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde ativou mais 25 leitos exclusivos para atendimento à covid-19 entre quinta-feira (27) e sexta-feira (28). São 14 leitos de UTI, sendo quatro no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e dez no Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns, ambos em Curitiba. Em Apucarana, no Vale do Ivaí, são mais 11 leitos de enfermaria no Hospital da Providência.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O total de leitos ativados somente nesta semana chega a 76 unidades. Novas ativações estão sendo estudadas para os próximos dias, mas o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, alerta que essas ampliações estão chegando ao limite.

“A determinação do governador Ratinho Junior é que o Estado continue ativando leitos exclusivos para atendimento à Covid-19, porém estamos chegando ao limite de mão de obra e insumos médicos. Por isso, é muito importante que nesse momento crítico em que vivemos a população colabore mantendo as medidas de segurança e o isolamento social”, alertou.

Ele enfatiza ainda que não há garantias de que o leito salve vidas. “Cerca de 30% das pessoas que são internadas não resistem às complicações causadas pela doença e acabam indo a óbito”, disse.

Segundo ele, esse número sobe para cerca de 60% dos internamentos em leitos de UTI: “Por esse motivo insisto: cada um deve fazer a sua parte para não contrair o coronavírus”.

Dados

Segundo a Regulação de Leitos Estadual, o total de leitos para o tratamento exclusivo da covid-19 no Paraná chega em 4.813, sendo 1.958 leitos de UTI e 2.855 enfermarias. A ocupação é de 95% e 82% respectivamente.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.