Municípios paranaenses aplicam vacinas neste fim de semana

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou ações de vacinação contra a covid-19 neste sábado (12), nas 22 Regionais de Saúde do Paraná. A iniciativa faz parte da campanha de vacinação “De domingo a domingo”.

A Sesa emitiu uma nota técnica nesta sexta-feira (11) autorizando a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. A decisão do Governo do Estado se baseia nos dados de mortalidade materna que mostram que só nos primeiros cinco meses deste ano, 67% dos óbitos são suspeitos de infecção pela Covid-19.

Neste sábado (12), o município de Irati registrou grande procura pela imunização neste grupo. “É muito emocionante ver essas mulheres correndo em busca da vacinação, logo após a nova orientação da Sesa. Não há dúvidas de que havia um grande desejo dessas gestantes e puérperas pela imunização”, afirmou o diretor da 4ª Regional de Saúde de Irati, Walter Trevisan.

Doses

O governo enviou nesta semana 182.520 doses de vacina da Pfizer/BioNTech para as 22 Regionais de Saúde do Estado, sendo 37.440 na segunda-feira (7), 145.080 nesta sexta-feira (11).

O Paraná aguarda, na próxima semana, o envio de pelo menos 150 mil doses da vacina da Janssen. O Ministério da Saúde informou que iniciará a distribuição dessas doses aos estados a partir de quarta-feira (16). Este será o primeiro lote do imunizante fabricado pela Johnson & Johnson distribuído no Brasil.

Informações da Agência Estadual de Notícias